O vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (CONSEAN) José Jackson dos Santos (Kekeu) esteve durante esta quinta-feira, (16) em visita a alguns municípios da região sul de Sergipe a fim de tratar dos preparativos para a solenidade de entrega dos kits de equipamentos voltados ao setor de agricultura familiar destes municípios contemplados pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agricultura. O evento será realizado na próxima terça-feira, (21) e contará com a presença de Osmar Terra, Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA.

Vice-presidente do CONSEAN/SE, José Jackson dos Santos em mesa de abeto de reunião ao lado da Secretária de Meio Ambiente de Umbaúba, Helaine Carvalho e do Prefeito municipal Humberto Maravilha | Foto: R.Lima

Logo de manhã, Jackson participou de reunião na Secretaria de Agricultura de Umbaúba juntamente com o secretário de Agricultura Edgar, o Prefeito do município Humberto Maravilha e agentes do Banco do Nordeste do Brasil. Na oportunidade O vice Presidente do CONSEAN confraternizou com as autoridades politicas e aproveitou o ensejo para convidas os agricultores e os representantes do poder municipal a se fazer presentes na entrega dos materiais.

 

Vice-presidente do CONSEAN/SE, José Jackson dos Santos ao lado do Secretário de Agricultura de Santa Luzia do Itanhy, José Edivaldo | Foto: R. Lima

Em seguida, Jackson se deslocou até o município vizinho de Santa Luzia do Itanhy onde foi recebido pelo Secretário de Agricultura, José Edvaldo; o Secretário de Ação Social Wallison  Hipólito além dos servidores Junior e Walmira da Secretaria de Agricultura. Na oportunidade foi apresentado o projeto, seu objetivo e foi lançado o convite aos mesmos para se fazerem presentes no evento da próxima terça-feira.

 

Vice-presidente do CONSEAN/SE, José Jackson dos Santos ao lado do Secretário de Agricultura de Santa Luzia do Itanhy, José Edivaldo; Secretário de Ação Social Wallison Hipólito (laranja), o Secretário de Pesca e Aquicultura (azul claro) além dos servidores Junior e Walmira da Secretaria de Agricultura. | Foto: R. Lima

Saindo de Santa Luzia, osé Jackson passou por Estância onde fora feito a apresentação e convite e terminou a jornada em Itaporanga D’Ajuda, onde foi recebido pelo Prefeito Municipal Otávio Silveira Sobral que garantiu sua participação no evento onde seu município figura como um dos contemplados.

O Programa

O Programa criando pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar – CONSEAN e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO irá, na oportunidade fazer a entrega de equipamentos e veículos para modernização das Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar – UDAF

A solenidade contará com a presença do Ministro do MDSA, Osmar Terra; do Presidente da EMDAGRO, Jefferson Feitoza de Carvalho além de outras autoridades politicas e da sociedade civil organizada. O CONSEAN/SE, será representado pelo na ausência do presidente Gil Marcos de Carvalho pelo vice-presidente, José Jackson Dos Santos.

Objetivo

O Programa tem o objetivo de incentivar a produção e a comercialização de produtos agropecuários da agricultura familiar através da compra direta aos produtores, com pagamento justo e compatível com o praticado no mercado, e destinar os alimentos para atender as necessidades de suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos programas sociais locais.

Municípios

Serão beneficiados com a entrega dos Kits de produtos os seguintes municípios: Estância, Itaporanga D’Ajuda, Moita Bonita, Poço Redondo, Umbaúba, Monte Alegre, Muribeca, Pedra Mole, Propriá, Santa Luzia do Itanhy e São Cristóvão. O projeto tem um custo total da ordem de R$ 1.4000, 00 (Um milhão, quatrocentos mil reais) e tem a previsão de atender 2184 Agricultores e 365 Entidades.

Equipamentos

Os municípios contemplados com os Kits receberão os seguintes objetos nas seguintes quantidades descritas no demonstrativo abaixo:

Município Balança 300 kg Impressora Palletes Caixa Hotifrut Caixas Fechadas Veículo

(Caminhão Baú – Hyundai)

Paleteira
Estância 1 1 6 13 5 1 1
Itaporanga D’Ajuda 1 1 6 13 5 1 1
Moita Bonita 1 1 6 13 5 1 1
Monte Alegre de Sergipe 1 1 6 13 5 1 1
Muribeca 1 1 6 13 5 1 1
Pedra Mole 1 1 6 13 5 1 1
Poço Redondo 1 1 6 13 5 1 1
Propriá 1 1 6 13 5 1 1
Santa Luzia do Itanhy 1 1 6 13 5 1 1
São Cristóvão 1 1 6 13 5 1 1
Umbaúba 1 1 6 13 5 1 1