Ouvir com webReader

O Secretario Estadual de Segurança Publica de Sergipe, Mendonça Prado, recebeu em reunião na tarde desta terça-feira, 26/05, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Umbaúba Fernando Augusto Prado (Guto Prado). O presidente estava em companhia de mais 05 parlamentares além de colaboradores políticos.

VEEREADORES DE UMBAÚBA E MENDONÇA PRADO (14)A visita estratégica de iniciativa do vereador presidente Guto Prado, teve como tema o estado em que se encontra a segurança pública no município de Umbaúba. Foram expostos na oportunidade problemas corriqueiros que infelizmente estão acontecendo no município e do mesmo modo foram feitos agradecimentos em virtude das ações já implantadas no município durante a gestão do secretario.

Um do problema citado por Guto prado foi a crescente onda de assaltos e roubos, principalmente a celulares e motocicletas que vem assustando a população. Para o presidente, há a possibilidade deste crescimento está diretamente ligado ao baixo efetivo existente no município.

“Infelizmente o nosso município sofre com o baixo efetivo das policias Principalmente a Militar que faz a ação preventiva e isso pode ser um dos agravantes para o quadro de violência, roubos e assaltos que estão acontecendo com tanta frequência em nosso município”, disse Guto Prado.

Guto prado pediu para que o secretário autorizasse a inserção de pelo menos mais policiamento na cidade nos dias de maior fluxo de pessoa como na segunda, dia de feira livre. “Umbaúba tem uma das maiores feiras livres da região sul de Sergipe por esta em uma posição central e o grande fluxo de pessoas neste dia aliado ao forte comercio atrai os olhos dos marginais que veem ali a chance de praticar suas ações criminosas. Pensando nisso é que eu e meus colegas vereadores pedimos em nome da população umbaubense que possa-se fazer uma policiamento mais forte pelo menos às segundas-feiras, dia da feira”, pediu o vereador.

VEEREADORES DE UMBAÚBA E MENDONÇA PRADO (1)Para o secretário, a situação de Umbaúba se mostra diferente segundo os dados da SSP/SE relativos a casos de roubo e furto. Para o secretario a diferença entre os dados da SSP/SE e as informações passadas pelos parlamentares pode estar no fato de que nem todos os roubos são contabilizados devido a falta de registro de queixa por parte das vítimas.

“Nós reconhecemos que o efetivo ainda não é o desejado, mas garantimos que estamos fazendo o melhor possível com os bons profissionais que temos. Estamos surpresos em saber das estatísticas passadas a nós pelos senhores uma vez que os nossos registros mostram algo diferente, porém, entendemos que essa discrepância pode ser fruto da falta de comunicação das vitimas As equipes policiais através do Boletim prestado. A interação entre a policia e a comunidade é essencial para o bom desempenho da proteção pública”, relatou Mendonça Prado.

O secretario aproveitou para falar das ações que já vem sendo desenvolvidas em todo o estado para garantir que a segurança publica no estado possa atingir um nível cada vez maior de satisfação entre os usuários. “A policia já vem desenvolvendo ações suplementares que vem ajudando a diminuir o numero assassinato quando comparados a um histórico de 10 anos, mas que ainda é considerado alto no geral. Essas ações são possíveis através do emprego das novas unidas móveis do PAC Movél que possibilita levar o batalhão para as comunidades entre outras e continuaremos fazendo”, ressaltou o secretário.

VEEREADORES DE UMBAÚBA E MENDONÇA PRADO (7)Presente à reunião, o vereador Renato Kleverson (Renato de Careca) explanou sobre a aprovação por eles do projeto que cria a guarda Municipal. Renato disse que ele é um dos que mais cobra a implantação da guarda por entender que ela é peça fundamental da segurança pública no município e agradeceu pelo apoio recebido dos companheiros na cobrança.

“A cerca de 180 dias aprovamos na Câmara de Vereadores o Projeto que autoriza o município a criar a guarda municipal, dai pra cá esperamos ansiosos para que isso aconteça logo. Serão pelo menos 50 homens preparados e fardados patrulhando as ruas e por isso eu cobro todos os dias que a guarda seja implantadas e agradeço o apoio dos nobres colegas pois como eu, eles acreditam que a presença desse servidores ajudara a diminuir a incidência de assaltos e roubos”, ressaltou o vereador.

A conversa evoluiu de forma agradável e foram surgindo cada vem mais ideias e questionamentos dos demais vereadores presentes que foram prontamente discutidas e respondidas pelo Secretário Mendonça. Ao final Mendonça garantiu que tão logo os novos policias estejam aptos a irem para as ruas, cuidara para que o município possa receber mais policiais no seu efetivo.

“Neste momento ainda não podemos contar com a totalidade dos novos Policiais Militares nas Ruas. Eles ainda estão em faze de treinamento, mas tão logo estejam prontos, cuidarei para que eles possam ser inseridos nos batalhões do interior, o que inclui Umbaúba, vindo assim a reforçar o policiamento por lá”, concluiu o Secretário.

Presenças …

Estiveram presentes À reunião o secretario estadual de segurança pública, Mendonça Prado;Tenente Coronel Eliziel, comandante do CPMI- Comando de Policiamento Militar do Interior; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Umbaúba; Fernando Augusto Prado de Santana Costa (Guto Prado); A vereadora e vice presidente da casa, Selene Souza Silveira Santos; o vereador e primeiro secretario da casa, José Silveira Santos (Silveira da Matinha); o vereador e segundo secretário da casa, Paulo Henrique Augusto Santos (Paulinho de Manoel da Emdagro); o vereador Hebber Ricardo Batista de Carvalho; o vereador Renato Kleverton Soares Feitosa (Renato de Careca), o vereador José Ailton Hermenegildo (Zé Ailton do Imbé); o vereador Carlos Alexandre Santos Costa (Pato Maravilha) e o líder do PMDB no município Humberto Santos Costa (Humberto Maravilha).