Famoso pela a sua eloquência (SQN) ao proferir seus discursos na tribuna da casa legislativa de Itabaiana, o vereador Vardo da Lotérica, se superou ao utilizar desta feita o púlpito daquela casa para falar – pasmem os senhores e senhoras – de Pum ou peido como se diz aqui no nordeste. Em sua fala na Câmara Municipal, Vardo aproveitou  para falar sobre a procissão de Santo Antônio e os tipos de peidos de políticos.

Na tribuna disse ele: “Assim, convidado assim para a procissão de Santo Antônio, com todo respeito que eu tenho, a Santo Antônio, a estátua não. Estátua? você faz, eu faço, qualquer homem faz, mas eu não fui convidado. Então onde eu não sou convidado eu também não vou. Mas é o seguinte, eu também não ia não, sabe por quê? Porque eu não ia cheirar peido de político, vereador não é político! Vai cheirar o peido, quando o grandão solta o peido. Aí cheira que é uma beleza, oh que gracinha, oh que vergonha! Aí já vai para o outro lado o outro político, né? Aí o político grande puuuum. Aí vai aquele peido calado, peido sonso, aí o vereador cheira todo. Eaí fulano, como é que está o negoço? Aí pergunta ao vereador e o vereador diz que está ótimo, e a barriga empanzinada já né, porque vai cheirando, cheirando, cheirando e depois começa a bufar também. Aí já sobra para os eleitores que estão acompanhando. Aí puuum, é o peidinho sonso. Esse fede mais que veneno, isso mata. Aí o político maiorzinho né, como se fosse o Santo Antônio em vida, aí de vez em quando o peido. Quero dá os parabéns a quem acompanhou o Santo Antônio de Itabaiana, e parabéns a quem cheirou os peidos dos políticos maiores de Itabaiana”, discursou o vereador.

… Aí pergunta ao vereador e o vereador diz que está ótimo, e a barriga empanzinada já né, porque vai cheirando, cheirando, cheirando e depois começa a bufar também.

A transcrição das falas foram feitas com grande dificuldade, haja visto que nem tudo que ele fala se consegue entender, pelo  Jornal de Sergipe. Foi disponibilizado um vídeo com o discurso do político citado.

Assista: