A cidade de Umbaúba recebeu nos dias 08 e 09 de setembro a turma da “Caravana Siga Bem Caminhoneiro”. A caravana ficou instalada no Posto Recorço II, da rede Reforço de postos e proporcionou a população local e aos carreteiros e caminhoneiros que por ali estiveram, muitas palestras, serviços de saúde e diversão e cultura.

CARAVANA SIGA BEM 2014 (70)

Foram oferecidos serviços de saúde como aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV?/AIDS, testes sanguíneos para DSTS como sífilis, vacinas e teste de glicemia. Os serviços de saúde foram oferecidos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde segundo informou Aderley de Souza, assessor de Imprensa da caravana.

“essa foi a 3ª edição da caravana Siga Bem no município de Umbaúba neste 11 anos de projeto e nos ficamos muito contente em ver como as administrações municipal e estadual tem contribuído em conjunto com a questão da saúde dos caminhoneiros. Sergipe é um dos poucos estados onde a secretaria do estada da saúde se faz presente no evento, aqui representado pelo Medico Amir Santana que comanda o trailer da saúde”, enfatizou Aderley.

CARAVANA SIGA BEM 2014 (77)

A caravana que teve o inicio do seu projeto em 2003, tras consigo também palestras de conscientização e educação dos caminhoneiros sobre temas específicos como o combate a exploração sexual infantil e juvenil, palestra ministrada pelas conselheiras tutelares Átila Céu e Beatriz Soares de Umbaúba e “Siga Bem Mulher” palestra realizada pelo CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social do Município, que visa diminuir a exploração e violência sexual contra a mulher.

Foram oferecidas também palestras sobre segurança na direção, o não consumo de bebida alcoólica ao dirigir. Essa palestra foi ministrada pelos Agentes da Policia Rodoviária Federal – PRF, Queiroz Souza e Inspetor Menezes.

Também foram oferecidos serviços como, corte de cabelo, barbeiro, massagem em equipamento moderno e sofisticado, tudo de forma gratuita para proporcionar um dia de lazer aos caminhoneiros que enfrentam horas de estrada bem como a população local.

Na área de cultura o evento contou com apresentações de atrações locais como os grupos de danças compostos por Crianças, jovens e idosos mantidos através de projetos sociais da Associação São Francisco de Assis e da Secretaria de Ação Social do município que apresentaram espetáculos de Country, Balé e Dança Sebastiana. Firam parte das apresentações o grupo de Percussão e Dança da Escola Municipal do Ensino Fundamental Tobias Barreto, Grupo Baby Ballet com espetáculo “O Encontro da Floresta”, entre outros grupos sergipanos

Para encerrar a programação dos dois dias foram realizados para o entretenimento dos presentes (Caminhoneiros e população) ao posto Reforço II, shows artísticos com as bandas Rojão Diferente (na segunda a noite) e Seeway na terça-feira de encerramento da caravana.

A “Caravana Siga Bem” que na edição de 2014 foi dividida em dois eixos, Sul (percorrendo o sul e o centro) e Norte (percorrendo o Norte e o Nordeste) passando por 81 postos durante 9 meses de estrada. Todo o evento recebeu a cobertura da equipe de TV do programa “Brasil Caminhoneiro” e fara parte da grade do programa que vai ao ar aos domingos no SBT à 07hs00.