Foi realizada nesta quinta-feira (20), a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Umbaúba. O evento que teve como tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, aconteceu no Espaço El-Shadday.

A palestrante, representando o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Elian Cruz Santos, enfatizou a importância da conferência para a criação e implementação das politicas socioassistencias bem como do importante papel dos conselheiros nesse processo.

“As conferências são espaços de caráter deliberativo que oferecem aos participantes a oportunidade de debater o aperfeiçoamento e a criação de politicas publicas, neste caso especifico, as politicas publicas voltadas para a área da Assistência Social. Essa proposição de novas diretrizes é de extrema importância no sentido de consolidar e ampliar os direitos sócioassistenciais dos seus usuários”, disse Elian que continuou, “Eu sou conselheira há muito tempo, faço isso pelo simples fato de ser apaixonada pelo que faço. A política social é obrigação do governo, mas acima de tudo, é responsabilidade de cada cidadão, que deve ajudar a construir e cobrar dos gestores sua efetivação. O conselho municipal de assistência social não é de uma gestão e do povo, da sociedade e deve ser conduzido e respeitado dessa forma”, disse Elian.

Presente a reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMACA), José Jackson dos Santos ressaltou a oportonidade que cada conselheiro tem de fazer parte do fortalecimento  e desenvolvimento plural das politicas sociais de assistência.

“Estou dentro dos Conselhos por que eu gosto, me sinto útil em poder observar, interagir e ajudar na construção da política pública social do meu município. Quando faço isso não estou ajudando o gestor simplesmente, estou fazendo pelo meu povo, pela minha comunidade pelo meu companheiro que, como eu, depende dessa política e, eu como sociedade civil tenho que ajudar nesta construção, na aplicação desta politica sócias para os que dela precisam”, disse Jackson.

Propostas e Delegados

Click para ampliar

O momento da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Umbaúba foi a oportunidade adequada para a participação social na discussão de propostas a serem apresentadas as três esferas de poder executivo no intuito de assegurar o fortalecimento do sistema SUAS e de suas politicas Sociais.

Após a discussão e apresentação de propostas que serão entregues ao município e levadas a Conferências Estadual com intuito de que cheguem a Conferência Nacional, foi o momento de eleges os delegados que representarão o município e sus proposições na estadual.

Os nomes do interessados foram apresentados a plenária que por votação escolheram três representantes titulares do Poder Público e três representantes titulares da Sociedade Civil, cada um com seu respectivo suplente como reza o regimento.