Ouvir com webReader

O município de Umbaúba realizou na manhã dessa quarta-feira, 03/06, a sua primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa. A conferência é a preparatória para a estadual que acontecerá no dia 03 de setembro na capital sergipana.

IDOSOS (7)Realizada pela prefeitura Municipal de Umbaúba através da Secretaria municipal de Ação social em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Pessoa Idosa, CRAS e outras entidades, a primeira Conferência Municipal tem como dinâmica demonstra para o idoso o seu valor, fazer com que ele se reconheça no direito e busque ser o protagonista desse direito. Baseado nisso, o tema da conferencia foi o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”.

O palestrante da conferencia foi o Presidente do conselho Estadual da Pessoa Idosa, Manoel Durval Andrade Neto que dissertou sobre os temas dos três eixos da conferência.

A conferência teve como eixos temáticos os seguintes assuntos:

  • 1 – Gestão: Programas, Projetos e Ações.
  • 2 – Financiamentos.

  • 3 – participação.

Após a palestra Manoel Durval abriu espaço para as colocações das pessoas da plateia, em sua grande maioria de pessoas idosa e o respaldo foi grande. Ao fechar sua palestra ele pós como ideal que as pessoas pudessem ler para ter o verdadeiro conhecimento e isso atiçou os ânimos de uma das idosas que se pronunciou com demonstração de sua vivencia.

“Tenho 67 anos, meu nome é Andrelina não sei ler nem escrever, mas com este meu pouco conhecimento sei onde fica Brasília, sei onde fica a câmara dos deputados e com a minha ignorância sei percorrer o mundo atrás dos meus direitos”, disse Andrelina.

Em seguida, Dona Lourdes 79 anos, repassou aos presentes mais um pouco de experiência de vida. “Não sou nascida em Umbaúba, mas desde cedo moro aqui no município onde participo do grupo conviver e sou grata a dona Sonia Izabel (primeira Dama do município e idealizadora do Grupo Conviver) pela oportunidade de fazer parte deste grupo maravilhoso. Do mesmo modo quero agradeço ao senhor seu Durval pelas belas palavras do senhor aqui hoje”, disse Dona Lourdes.

Onu …

Segundo informações da Organização das Nações Unidas – ONU, em 2025, o Brasil será o sexto país mais envelhecido do mundo. Ainda segundo esses dados, o pais terá nesse ano cerca de 30 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos de idade.

Os dados são de um levantamento realizado no ano de 2014.