Umbaúba começa neste sábado (30) a campanha nacional de vacinação contra o Vírus Influenza, causador da gripe. A vacina tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

O Ministério da Saúde disponibilizou 500 mil doses da vacina para Sergipe. A vacina será distribuída em todos os municípios sergipanos. Ela é destinada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais de idade e gestantes em qualquer idade gestacional.

Também é destinada para outros grupos prioritários como: puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A Central Estadual de Vacinação já fez a distribuição das doses para todos os municípios sergipanos. A população contará com 350 postos de vacinação e o envolvimento de 5.000 profissionais.

Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório cuja transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos (após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz).