Que tal você pegar aquele seu dinheirinho guardado na poupança e comprar um super carro de 400 cavalos para fazer seus pegas, o famoso racha (claro que num circuito, tudo autorizado e controlado). Pronto você já tem um carro, tipo o sedã S60 Polestar TC1 da Volvo.

Com toda essa cavalaria você precisa de um adversário de peito pra disputar na pista né? E que tal enfrentar um caminhão, mas não qualquer caminhão, o recordista de velocidade de 2,4 mil cavalos?

Pois este foi o desafio que a fabricante sueca aprontou entre seus dois Titãs levando o sedã S60 Polestar TC1 de 400cv (e um peso significativamente mais baixo) contra o gigante de 2.4cv mil.

Os dois veículo da Volvo são dois de seus principais ícones de performance da atualidade e foram levados ao extremo na pista para responder a pergunta. Quem ganha?

É claro que isso tudo tem outro proposito por trás que neste caso foi mostrar a nova tecnologia de câmbio da marca, batizada de I-Shift, que consiste em uma estrutura de transmissão com embreagem dupla.

Vamos a disputa

De um lado, o Iron Knight , um caminhão desenvolvido pela montadora sueca com um único objetivo em mente: pulverizar o recorde de velocidade terrestre para veículos pesados, o que, cuidado com o spoiler, ele conseguiu com facilidade.

Emparelhado com ele está o sedã S60 Polestar TC1, que estreou em 2016 no campeonato mundial de carros de turismo da FIA, o WTCC. O carro tem um motor turbo de 400 cavalos, mas é muito mais leve que o caminhão.

Vale ressaltar que os dois oponentes (O S60 e o Iron Knight) fazem de 0 a 100 exatamente no mesmo tempo, 4,6 segundos. Partindo disso, o melhor jeito de se fazer uma disputa justa foi criar dois desafios.

– 1 – O primeiro deles seria a arrancada, o famoso “racha”.

– 2- O segundo foi uma disputa em um circuito de Mantorp, na Suécia.

E agora, façam suas apostas, assistam ao vídeo  e vejam o resultado.