As tropas do exército que forma a “Força Nacional” chegaram no inicio dessa tarde desse sábado, 04/10, no município de Umbaúba. O envio foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de julgar o pedido da justiça eleitoral sergipana para envio de tropas federais para onze municípios sergipanos.

Na região sul do estado receberão tropas federais além de Umbaúba os municípios de Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Estância, Arauá. Já na região centro-sul as tropas estarão fazendo a segurança nos municípios de Riachão do Dantas, Pedrinhas, Poço Verde e Boquim.

wpid-wp-1412463413127.jpeg

Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no sertão, e Ilha dos Flores, no baixo São Francisco também receberão o auxílio das tropas.

Serão empregados cerca de 800 militares, que trabalharão de forma integrada juntamente aos órgãos de segurança pública e da justiça eleitoral.

Justificativas

Para o envio de tropas federais para alguns municípios, pesou o histórico violento em eleições passadas, a exemplo de Canindé do São Francisco que conta com o reforço federal há 20 anos. Em Estância, o juízo encontra justificativa no “alto grau de insegurança nas áreas do município que apresentam índices preocupantes de criminalidade”, conforme destacado no acórdão do TSE. Para Umbaúba, pesou a decisão dos servidores do município que ameaçam greve, decorrente do atraso dos salários.

Já em Ilha das Flores, prevaleceu o elevado índice de homicídio. Ao justificar o pedido de envio de tropas federais, o juízo da 32ª Zona Eleitoral destaca a estatística de 2011, revelando a ocorrência de 14 homicídios no município que possui apenas 8.348 habitantes. E, aliado a esta estatística, o juízo destaca a disputa política acirrada e o grande consumo de bebidas alcoólicas.

Em outros municípios, os juízes também demonstraram preocupação com a estrutura da malha viária e as dificuldades de acesso a povoados considerados distantes.