O Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação realizará o I Simula Enem, provas preparatórias que simularão perguntas semelhantes às disponibilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O simulado será dividido em dois domingos, dias 2 e 9 de julho, tal como ocorrerá na edição do Enem deste ano.

No dia 2, as provas serão das 12h30 às 18h e contarão com as disciplinas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 9, simulado será das 12h30 às 17h e contará com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h.

O simulado será realizado em todos os polos do Curso Pré-Universitário. De acordo com a coordenadora Laila Gardênia, está sendo esperada uma grande participação dos estudantes. “A gente incentiva que eles se esforcem e compareçam. Essa é uma oportunidade de fazerem uma autoavaliação de como está o preparo físico e emocional”, disse.

A aplicação de simulado prepara alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Segundo Laila Gardênia, as questões do simulado serão inéditas e produzidas pelos próprios professores do Pré-Universitário. “As provas terão a mesma quantidade de questões e serão adequadas ao novo formato do Enem 2017”, explicou.

Pré-Universitário

O Pré-Universitário é coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed). O curso oferece a oportunidade para milhares de alunos que estão cursando o 3º ano ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de terem uma opção a mais no estudo preparatório para o nível superior ou profissionalizante.

São disponibilizados 44 polos do Pré-universitário, em 29 municípios, 14 dos quais estão instalados na capital, Aracaju.

Além de aulas presenciais, os cursistas têm o apoio de uma equipe de professores capacitada para o Preuni, além de aulões nos finais de semana, simulados, oficinas de redação e acolhimento individualizado, com apostilas preparadas com questões do Enem.