O mês de Setembro é um dos mais interessantes para os fãs de Astronomia aqui no Brasil. Dois eventos serão visíveis em nosso país e um deles não deve se repetir tão cedo. Então pega a sua agenda e anote:

Netuno em oposição

No primeiro dia do mês, o planeta Netuno entrará em oposição ao Sol, visto da Terra. Será um dos melhores dias do ano para avistar o astro e fotografá-lo com equipamentos especiais. Caso você consiga um bom registro do planeta, mande para a gente!

Eclipse total da Superlua Sangrenta

A segunda e maior Superlua do ano acontecerá no dia 28 de setembro, e nós aqui do Brasil poderemos acompanhar o evento de camarote. Além de ser o ponto máximo de aproximação da Terra e seu satélite natural, que faz com que a Lua pareça estar maior, neste dia também teremos o único eclipse do ano visível no Brasil.

Etapas de um eclipse lunar completo gerando a Lua de Sangue

E para melhorar: será um eclipse lunar total! Outro desses só em 2019, então não dá para perder. E tem mais: esse eclipse produzirá a Lua Sangrenta (ou Lua de Sangue, como você preferir chamá-la), que é quando a sombra da Terra começa a atingir o satélite deixando-o com uma cor avermelhada. Isso deverá começar por volta das 22h e cerca de uma hora depois a Lua terá “sumido” completamente. O céu só voltará ao “normal” perto de 1h30 da madrugada.