Ouvir com webReader

A cerca de 02 meses foi divulgado um estudo que mostra a situação de risco de uma epidemia de dengue vivida por cada um dos 75 municípios sergipanos. O estudo que dividiu os riscos em Alto, Médio e Baixo colocou o município de Umbaúba como sendo de gravidade alta.

FUMACÊ

Dia atrás a divulgação desse estudo, o Portal Alarde publicou matéria que mostrava a situação do Ginásio de Esportes do município que por esta fechado devido as condições estruturais do prédio acaba por acumulara água na superfície da quadra podendo ser espaço propício para um criatório dos mosquitos.

Nesta semana a Prefeitura Municipal de Umbaúba através da secretaria Municipal de Saúde lançou o “Programa do Carro Fumasse” que irá percorrer todo o município fazendo a utilização do defensivo contra o Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue). Essa ação segundo informou a secretaria de saúde é parte integrante do grupo de ações de combate a Dengue no município.

A secretaria lembra ainda que a ação para ter efetividade dependerá diretamente do apoio da população que deverá cumprir algumas normas para que seja beneficiada pelo defecivo aplicado. Para isso a entidade pede a população que abra suas portas nos dias e horários indicados para que a ação do adulticida seja mais eficaz.

Confira outras dicas

Abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.

Manter os alimentos protegidos para evitar que sejam atingidos por partículas do adulticida.

Pais não deixem as crianças correrem atrás do veículo, como geralmente acontece, para evitar acidentes.

Aumentar os cuidados com os reservatórios e recipientes com água presentes nas residências para os cuidados necessários, eliminando todos os que não tiveram utilidades.

Dias e Horários

As ações são realizadas em horário estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, acontece sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido a baixa eficácia da ação.

O carros percorrerá as ruas da cidade e dos povoados em dias e horários especificados no quadro abaixo.

DIAS E HORÁRIOS DO CARRO FUMACÊ
DIAS HORARIOS
SEGUNDA-FEIRA, MANHÃ Dás 05:00hs às 07:00hs
TERÇA-FEIRA E  
QUARTA-FEIRA TARDE E NOITE Das 17:00hs às 19:00hs