Ouvir com webReader

A violência vem crescendo assustadoramente em todo o estado de Sergipe e esse crescimento esta assustando a população. No peno município de Umbaúba na região sul de Sergipe, por exemplo, a ocorrência de assaltos chega a média de 05 por dia.

SEGURANÇA PÚBLICAEsse crescimento está provocando diversas sensações na população que já falam e organizar protestos nas ruas da cidade e em casos mais extremos, pensam até em revidar contra os bandidos, o que nunca deve ser feito.

O tema constantemente discutido entre a população também foi tem de debate por parte do Poder Legislativo e Executivo do município no dia de ontem, terça-feira, 19/05.

Executivo …

COMDCA UMBAÚBA (30)Durante uma cerimonia de distribuição de alimentos na manhã de ontem, no Povoado macaquinho, Zona rural do município, o prefeito José Silveira Guimarães (Zé de Francisquinho) falou sobre o momento de insegurança que vive o município e ressaltou que não ser dele diretamente a reponsabilidade. “Eu estou vendo a situação da segurança no município e posso dizer que tenho tano medo quanto qualquer um de vocês, pois já senti na pele a aflição quando meu filho foi assaltado dentro do seu carro com seu filhinho nos baços, mas como vocês fico de mão atadas, pois não depende de mim a segurança do município”, disse Zé de Francisquinho.

O prefeito ressaltou também do esforço de sua gestão em buscar as melhorias na área de segurança pública. “Nossa gestão esta empenhada em fazer o melhor possível para os nossos munícipes e por isso, já preparamos oficio pedindo ao Secretário de Segurança pública (Mendonça Prado) para que possamos discutir ações mais efetivas para o município. Nós queremos ajudar e a prova disso é que criamos a guarda municipal de Umbaúba a qual estamos terminando o projeto de aparelhamento para que ela possa ir pras rua ajudara proteger o cidadão de nosso município”, enfatizou o prefeito.

Legislativo …

ELEIÇÃO DA CÂMARA - UMBAÚBA (1)Na noite de terça-feira, 20/05, o assunto também foi tema nos discursos dos vereadores na tribuna da casa legislativa.

O vereador José Ailton Hermegildo (Zé Ailton do Imbé) um dos primeiros a usar a tribuna cobrou da gestão que ela faça as devidas cobranças para melhorar a segurança do município.

O tema também esteve nos discursos de Paulo Henrique (Paulinho de Manoel da Emdagro), Renato Kleber (Renato de Careca) e do presidente da casa Fernando Augusto Prado de Santana Costa (Guto prado) que conclamou aos pares para que se juntem em comissão para ir ao secretário Mendonça na esperança de obter melhorias para a atual situação da segurança no município.

Casos …

CASA DO IDOSO INVADIDA PELOS BANDIDOS
CASA DO IDOSO INVADIDA PELOS BANDIDOS

Era por volta das 21hs30min do ultimo sábado, 16/05,quando moradores da localidade notaram um veículo Fiat Siena de cor preta e placa IAQ-2730 (Pertencente a um caminhão) estacionado a mais de30 minutos em um beco sem saída no povoado.  No beco fica a residência do idoso de 65 anos identificado apenas pelas iniciais E.B que estava em casa com sua esposa I.B de 60 anos. Neste momento os moradores ligaram para a Policia Militar que informou estar se deslocando para o local, mas segundo informações, a Policia demorou e antes que a policia chegasse a casa foi invadida.

DONA CLEMILDACom o do ultimo sábado, já são dois os casos recentes de invasão a domicílios e furto em Umbaúba em menos de uma semana. Segundo informações, um homem negro trajando calça azul e camisa cinza com a logomarca da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, chegou a casa da idosa de 92 anos localizada na rua Manoel Dionísio (Rua do Sol) e aproveitando-se do portão aberto foi entrando e anunciando o assalto.

Usando de violência, o individuo lançou com força à senhora contra o chão, segurando-a pelos braços que ficaram machucados.

Espera-se que como aparentemente o desejo de legislativo e executivo é um só, eles possam somar forças para cobrar a melhoria do atual quadro da segurança pública no município.