Ouvir com webReader

Manoel Sukita (PSB) e César Mandarino (PTC) disputaram as eleições 2014 para o cargo de deputado estadual e não tiveram seus votos validados pela justiça eleitoral. Após a realização do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou a votação, mas para esses votos serem computados como “válidos”, os postulantes a uma vaga na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) precisam ter parecer favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TER NEGA REGISTO DE SUKITA POR UNANIMIDADE | ELE PODE RECORRER NO TSE
TER NEGA REGISTO DE SUKITA POR UNANIMIDADE | ELE PODE RECORRER NO TSE

Manoel Sukita obteve 33.179 votos e César Mandarino 10.727. Na hipótese da votação ser validada, provocaria alteração na lista dos eleitos. Veja como fica matematicamente com as possíveis alterações.

Nessa caso, a coligação de Amorim fez 10 deputados, a de Jackson 9 deputados, e a coligação Vitória popular, PRD, PDT, PRP, PROS, PC do B, PSDC elegeu 3 deputados. Ficando duas sobras.

A primeira sobra, com 42.005 para a coligação de Amorim e a segunda para a coligação de Jackson, 40.359.

Esse outro caso não muda muito, a coligação de Amorim fez 10 deputados, a de Jackson 9 e a coligação Vitória Popular, PRD, PDT, PRP, PROS, PC do B, PSDC elegeu 3 deputados. Ficando duas sobras.

A única mudança é a inversão da primeira sobra que passa a ser da coligação de Jackson e a segunda passa a ser da coligação de Amorim.

Com isso, Sukita que faz parte da coligação de Jackson ficaria entre os eleitos, e o último colocado da coligação ficaria como suplente, o deputado Francisco Gualberto (PT).

Esse outro caso, por muito pouco ‘quase um milagre\’, a coligação Vitória Popular não perdeu sua vaga, apenas por 0,016 mantém Padre Inaldo com média suficiente na possibilidade de Sukita e César Mandarino terem seus votos computados. Mas, nesse caso permanecem os mesmo eleitos da opção anterior, Sukita entra e Francisco Gualberto sai.

As outras possíveis situações, como ser somados somente os votos de César Mandarino ou a inclusão dos votos do PMN, não alteram em nenhuma hipótese o resultado da eleição.

Info: Itnet