A maioria das pessoas pensa que, para comer um bom Risoto, é preciso ir à uma cantina da mamma ou da nonna! A bem da verdade, Risoto é daquelas receitas que parecem muito difíceis na teoria, mas na prática são perfeitamente possíveis de serem executadas por mãos menos experientes. Tudo o que é preciso é que o cozinheiro amador saiba alguns truques na hora de preparar esta iguaria italiana – depois é só arrasar no jantar!

Confira a receita de um Risoto vegetariano, de cogumelos com laranja e rúcula, do Vaqueiro, e surpreenda sua família, amigos, ou até a si mesmo, por que não?

Ingredientes (para 6 porções)

2 tabletes de caldo de legumes

1,5 litro de água

200 g de cogumelos portobelo

200 g de cogumelo shitake

1 cebola grande picada

1 alho poró pequeno picado

80 g de pasta de alho

Sal e pimenta do reino a gosto

300 g de arroz para risoto

100 ml de vinho branco

150 ml de suco de laranja

150 g de rúcula

queijo parmesão ralado na hora (opcional)

Modo de preparo

Leve os tabletes de caldo de legumes ao fogo numa panela com a água e deixe levantar fervura.

Ao mesmo tempo, limpe os cogumelos com papel de cozinha e corte-os em quatro. Descasque e pique a cebola. Corte o alho poró em rodelas finas, lave e escorra bem.

Derreta a massa de alho em uma panela, adicione a cebola e o alho poró e deixe cozinhar em fogo médio até amolecerem.

Junte os cogumelos e refogue durante 2 a 3 minutos em fogo alto. Tempere com sal e pimenta moída na hora e adicione o arroz. Mexa e deixe fritar um pouco. Acrescente o vinho branco, reduza o fogo e deixe o arroz absorver todo o líquido, mexendo sempre. Vá adicionando o caldo de legumes ao arroz, de pouco em pouco, à medida que o arroz for absorvendo o líquido.

Assim que o arroz estiver cozido, adicione o suco de laranja e as folhas de rúcula, mexa e retire do fogo. Adicione queijo parmesão ralado na hora (opcional) e sirva a seguir