Google+ RECEITA DE SABÃO DE ÁLCOOL DO TEMPO DA VOVÓ | Portal Alarde Google+
31/10/2014 - 03:46
Capa » CULTURA » RECEITA DE SABÃO DE ÁLCOOL DO TEMPO DA VOVÓ

RECEITA DE SABÃO DE ÁLCOOL DO TEMPO DA VOVÓ

A cerca de 2,5 anos atrás, nos primórdios do Portal Alarde publicamos aqui no site uma matéria com uma receita de como fazer sabão de álcool usando álcool combustível, óleo de soja usado e sebo de gado com solda caustica e aromatizantes.

SABÃO 1

A ESQUERDA, SABÃO DE ÁLCOOL E A DIREITA SABÃO COMUM

Essa é uma receita muito usada aqui no nordeste desde meus avós e que sempre funcionou muito bem, o que nós não esperávamos era que em um site pequeno como o nosso e uma matéria regionalizada fosse gerar uma media de 150 acessos diários durante cerca de 30 meses após sua publicação.

De lá para cá foram-se quase 3 anos e muitas matérias mais mais sempre era possível ver a boa quantidade de acessos gerados por esse texto. A pouco tempo, tivemos a infelicidade de perder grande parte do nosso conteúdo e junto com ele a nossa receita também se foi deixando um saudosismo imenso.

Essa semana olhando o arquivo morto do Portal descobri que ainda guardava o texto original publicado naquele tempo com as mesmas imagens e resolvi ressuscitá-lo. Pois bem, logo abaixo segue o texto original e a receita de sabão de álcool do tempo da vovó.

RECEITA DE SABÃO DE ÁLCOOL DO TEMPO DA VOVÓ

Nos tempos modernos de hoje onde há pressa para tudo achar tempo para conhecer novas coisas é o problema e a solução é a praticidade. Na contramão da praticidade estão as coisas simples e naturais da vida, principalmente da vida do campo.

Vem dos tempos dos nossos avós receitas que hoje exploradas por grandes industrias fazem o maior sucesso na vida corrida e atarefada das pessoas tais como: broa de milho, pão caseiro, vassoura de piaçava, vassoura basculante de pindoba (palha da palmeira do Ouricuri), sabão de solda/sebo, sabão de álcool entre outros.

Mais entre todas uma delas me chamou muito a atenção e eu resolvi reproduzir em meu laboratório (mais conhecido como quintal de casa) e repassar a experiência para vocês, o sabão de álcool.

Antes de tudo vale lembrar duas coisas importantes dessa receita.

1ª  Ela é criada com produtos reciclados e naturais o que e ótimo para o meio ambiente.

2ª não deixe crianças repetirem isso, pois trabalharemos com produtos a base de óleos e gorduras aquecidos.

Vamos começar:

INGREDIENTES

5 litros de água

4 litros gordura animal derretida e fervente(sebo)

4 litros de álcool ( etanol )

2 litros de óleo de cozinha fervente (de preferencia usados)

1 kg de soda caustica em escamas

500 ml de desinfetante a base de eucalipto (atol pinho sol etc)

30 ml de essência aromatizante (a gosto)

MODO DE FAZER

SABÃO 00Em uma vasilha plástica grande (balde de 40L) coloque os 5 litros de água natural, a solda em escamas mexa bem ate dissolver. Acrescente os 4 litros de álcool combustível/etanol mexendo sempre com um pedaço de madeira (ripa) e devagar, pois ele pode transbordar. Junte a mistura os 500 ml de desinfetante de eucalipto sem parar de mexer.

Agora iremos adicionar as bases gordurosas que formarão o sabão e nunca pare de mexer: coloque na mistura os 2 litros de óleo aquecidos sempre mexendo e devagar para não derramar e causar um acidente.

Após 5 minutos do óleo, acrescente de forma lenta e mexendo o sebo derretido. Mexa até formar uma espécie de parafina (aproximadamente 45 minutos) de vez em quando retire rapidamente o pedaço de madeira fora da mistura e note o estado de gotejamento que vai ficando grosso.

Coloque a essência mexa mais 5 minutos e despeje em uma forma para resfriar (poderá utilizar uma bacia plástica). Após 12 horas desenforme e recorte a gosto.

RENDIMENTO MÉDIO

Essa receita rende aproximadamente 25 quilos de sabão que poderá ser usado para lavar roupas, banheiros.

E ai? Alguém ai segue o Portal Alarde desde o inicio e já tinha lindo esse texto? Tentaram fazer a receita em seu quintal, digo, laboratório caseiro? Qual foi o resultado da experiência? Esperamos os comentários e se possível identifiquem-se com seus nomes e estado.

Não esqueçam: Se você tem uma receita de produtos de limpeza como o nosso sabão, de comidas típicas de sua região, de brincadeiras antigas e deseja compartilhar com o mundo, acesse nossa Página de Contatos e envie para nós ou utilize o email: portalalarde@gmail.com e nós publicaremos para você em seu nome.

Sobre RLima

R. Lima é fotografo e blogueiro e depois de muito fotografar os acontecimentos do dia a dia resolveu transformar em texto e posteriormente noticias. para que tudo isso acontecesse era preciso ter onde publicar esse material produzido e assim nasceu o Portal Alarde.