Em uma dos tantos tópicos que a descreve, entende-se por cultura as várias formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música, dança, teatro, artes entre outas. Todo município no sentido de comunidade é detentora de cultura, é consumidora desta, mas nem sempre é propagador cultural o apoiador desta cultura.

No município de Umbaúba, a cultura é basicamente inerte com um ou outro ponto que se destaca no todo, mas que morre por falta de alimento, de financiamento desta cultura.

A cultura vem cada dia mais e como cobra a sociedade e a politica se profissionalizando culturalmente e isso abre portas que muitas vezes exige dela um investimento que a ajude a andar e transpor esta porta. No município de Umbaúba há uma Quadrilha Junina que há três anos representa o município em competições no estado inteiro e até fora dele, mas essa grande estrada acabou por financeiramente encurtar as pernas dos quadrilheiros que por falta de incentivo estão a ver o seu sonho definhando e morrendo a cada dia, forma torturante.

Mas os quadrilheiros, portadores da alegria, de um sonho que nasceu nas escolas do município a mais de 06 anos e que a dois anos percorres os palcos dos concursos sergipanos, sendo hoje a vice-campeã da categoria de acesso em 2016, sendo hoje a única representante da região sul de Sergipe na primeira divisão da liga de quadrilhas do estado, homens e mulheres, jovens aguerridos, abatidos pelas dificuldades, não deixarão este sonho morrer sem uma boa luta, esta que já esta sendo travada.

Na rede social oficial e em perfis dos quadrilheiros a mensagem é uma só, uma mensagem de desabafo, um pedido de ajuda e muita esperança de que tudo vai dar certo. Confira abaixo,

A Quadrilha Jbdn faz parte da tradição e Cultura de nossa cidade

Então representamos e levamos o nome de Umbaúba para onde vamos e mostramos que somos bons e a prova disso está nas vitórias que temos conquistado com muito esforço garra e fé.

Esse ano estamos passando por inúmeras provações, mas não vamos desistir desse sonho vamos lutar ate a última gota de suor e já estamos lutando. Somos jovens e poderíamos estar ocupando o nosso tempo com outras coisas ou estar fazendo coisas que a sociedade condena, mas só queremos dançar e fazer do nosso São João o mais lindo e significativo, mostrar o nosso talento.

Dançar quadrilha pra nos é mais que apenas dançar, é estar preocupada com tudo que envolve a quadrilha desde a criação dos passos até chega a toda a indumentária. Ser quadrilheiro é amar tudo que envolver o São João e por isso não queremos que esse brilho morra. Queremos despertar em outros jovens o mesmo amor que sentimos em representar, dançar e cantar o São João. Temos orgulho de ser nordestinos, amamos nossa cultura e queremos mais uma vez brilhar nesse nos tablados junino e por isso estamos precisando de você que estar lendo essa mensagem para nos ajudar a manter vivo esse projeto.

Faça parte desse sonho seja também balanço do nordeste

Gente por motivos de falta de recursos e tempo a Quadrilha Junina Balanço do Nordeste da cidade de Umbaúba/SE vem pedir a vocês uma contribuição simbólica de qualquer valor. Eestamos muito tristes em ver nossa alegria e cultura morrer em pleno município ao qual representamos lá fora, com amor e muita dedicação.

Agradecemos com carinho a sua contribuição, pois ela será a nossa força e valorização para continuarmos com a nossa amada quadrilha junina BALANÇO DO NORDESTE.

POUPANÇA (BANESE)

AG: 022  |  CONTA: 01-0147820  |  JOSÉ RENAN DOS SANTOS TORRE