A Secretaria de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos – SOTUR está executando durante essa semana uma obra de melhoria na mobilidade da cidade. A obra esta acontecendo no centro da cidade, na Avenida Benjamin Constant, entorno da Praça Gil Soares.

DSC04041

A obra tem como objetivo proporcionar a melhoria da mobilidade dos veículos e pedestres pela área da Praça e da Avenida. A muito tempo já se vinha sendo pedindo essa melhoria na região devido aos inúmeros inconvenientes que o acesso proporcionava aos veículos devido ao desnível que existia entre as duas vias.

Para tentar resolver o problema foi implantada uma tubulação com aberturas para captação da água da chuva e escoto do trecho que anteriormente corriam sobre uma canaleta junto ao meio fio, causa objetiva do desnível entre as ruas. A tubulação utilizada tem a mesma dimensão das que estavam sendo usadas pela Coenco nas obras de esgotamento da cidade.

DSC04043

Apesar da extrema necessidade da mudança causada pela obra, seus incômodos como sempre, foram sentidos pela população. Acessar a Avenida Manoel Fernandes por exemplo foi muito difícil durante essa quinta-feira,30/00, pois, pela lateral da Praça Gil Soares estava bloqueada, na rua que margeia a Praça Anfilófio Viana é contramão, na lateral do banco do Brasil estava interditada para a realização da Feira da Agricultura Familiar e a única rua que sobrou, indo pela frente da Sec. De Educação é mão única.

O DPTRAN entrou em ação para tentar amenizar a situação, mais mesmo assim os transtornos foram inevitáveis, mais não cessaram de vez a mobilidade urbana dos condutores e pedestres.

Em fase final, o que se pode ver da obra agrada aos olhos e em funcionamento parcial (quando aberta e os carros transitarem na divisa entre as ruas) devem cumprir bem o papel de aplacar o grande desnível entre as vias. Quanto ao desempenho com a captação e deslocamento das águas pluviais, teremos de esperar chover para ver o sistema em ação.