Nesta quinta-feira, 25, na EMEF Profª Maria Fidélis Costa, os moradores do povoado João Gomes de Melo, o Pau Ferro, receberam pela primeira vez as ações do programa “Cras itinerante”. O programa é desenvolvido a cada bimestre pela Prefeitura de Maruim, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

GEDSC DIGITAL CAMERA
FOTO: ASCOM/MARUIM

O objetivo do programa, que começou no início do ano passado, é promover o acesso aos serviços sociais disponibilizados em convênio com os governos, estadual e federal.

Para a coordenadora do Cras, Amanda Santana, o programa alcançou todos os povoados com ações básicas. “Conseguimos levar os serviços do Cras para diversas pessoas que não conseguiam ter acesso à sede municipal por algum tipo de dificuldade de locomoção”, destacou.

No local foram oferecidos serviços de cadastro e atualização do programa Bolsa Família; agendamento no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC); inscrição no Cadastro Único (CadÚnico); além de acompanhamento de profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Educação Física.

FOTO: ASCOM/MARUIM
FOTO: ASCOM/MARUIM

Segundo a secretária de Ação Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart, além do objetivo alcançado em levar o programa para todos os povoados, houve também um crescimento na oferta dos serviços. “Em outras edições também contamos com parceiros como o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e a Secretaria Municipal de Saúde, nesta edição contamos com o apoio dos alunos do curso de cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, ressaltou.

Além do corte e da escova, foram oferecidos diversos tipos de lanches aos participantes da ação.

Nesta edição, mais de cem pessoas foram atendidas pelos funcionários do Cras. A próxima etapa do programa será realizada no próximo ano.

INFO: ASCOM/MARUIM