Nos últimos dias 09 (sexta) e 10 (sábado) de dezembro, final de semana, o Posto Reforço II um dos maiores postos de combustíveis do Nordeste brasileiro com pátio para estacionar até 750 caminhões, Lanchonete, Churrascaria, Lavanderia, Lava Car, Banheiros limpo e muita segurança sob o comando dos Irmão Mocellin Joemir e Arquimedes, recebeu pela 4ª vez consecutiva a “Caravana Siga Bem”, o maior evento de ação social itinerante da América Latina. O comboio estacionou nestes dois dias na mega estrutura do Posto trazendo consigo uma ampla gama de serviços sociais oferecidos aos caminhoneiros, seu público alvo bem como a população do município que sempre prestigia o evento. Nós do Portal Alarde como sempre estivemos presentes ao local onde pudemos conversar com vários envolvidos nos projetos.

Nossa primeira conversa foi com o Aderlei, assessor de comunicação da caravana que nos apresentou os membros da equipe e as metas do projeto. Segundo ele, “o objetivo é levar a este público (os caminhoneiros) serviços aos quais não têm acesso no dia a dia, devido à sua rotina itinerante.”

Aderlei aproveitou para nos apresentar Pablo Gouveia, Sociólogo e Coordenador de Responsabilidade Social da Caravana com quem tivemos o prazer de conversar sobre alguns dos temas da plataforma da ONU, parceira da caravana . a entrevista completa você verá anda em um vídeo aqui no Portal Alarde.

Palestras

Conversamos também com Maria Fernanda Rosa Fontes, Psicóloga e técnica da Coordenadoria Estadual de Política para as Mulheres e sua colega Cláudia Pereira técnica de Programas e Projetos para a Autonomia da Mulher. As meninas do Ônibus Lilás como são mais conhecidas ofereceram aos caminhoneiros palestras que giram desde a violência contra a mulher e isso passando pelo âmbito domestico que compreende a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher enquanto gênero e o Empoderamento da Mulher.

Num segundo momento foi a vez do Conselho Tutelar do município ali representado pelos seus cinco conselheiros, Misael Pereira de oliva, Andrea Amorim, Adriana Ramos, Paulo Cristiano Ricardo Cardoso dos Santos e Rosenilde Bonfim Nunes, sob a coordenação de Misael discorrerem sobre os direitos da criança e do adolescente principalmente no que se refere a prostituição de menores e ao trabalho e a violência contra a criança e o adolescente que, caso ocorram dever ser denunciados através do ‘Disque 100’.

De Carona Com a Carava

Outros momentos vieram e, em um destes pudemos realizar o sonho de dar uma voltinha a bordo de um dos caminhões Mercedes-Benz que compões a frota da caravana. Nosso passeio saiu do Posto Reforço II, pela BR-101 e percorreu algumas das principais ruas da cidade.

A bordo do Atego 2426, conduzido pelo ‘Master Drive’ Valdeci Barbone, pudemos registrar a admiração das pessoas por onde a carreata passava. Paro mim, foi uma experiência única uma vez que eu não conduzo caminhões e tive o privilegio estar em um carro confortável e supermoderno com um dos melhores condutores da frota que além de tudo, conhece direitinha toda a tecnologia embarcada nos brutos da Mercedes. Sobre esta tecnologia, nos conversamos com ele dentro da cabine do Bruto mais dócil que se pode imaginar, o “Mercedes-Benz Actros Mega-Space“.

Todas as ações como Corte de Cabelo, Cadeira de Massagem, exames de aferição de pressão, glicose e teste rápido de HIV/AIDS foram acompanhados de muita festa na parte da noite dos dois dias. Na sextas feira, os presentes puderam aproveitar o som do garoto Lucas Castro tocando o forró estilizado e botando a galera para dançar. Já no sábado a diversão ficou por conta dos bailarinos da terceira idade da Associação São Francisco de Assim, da Peça de Teatro com a Equipe Siga Bem com o tema, “Ó Xente, e os Direitos da Gente? e finalizando a noite e a participação da caravana em Umbaúba, o show musical com Marcelo Lacerda, o forró dos paredões.

Ao logo desta semana estaremos divulgando alguns materiais de mídia produzidos durante a passagem da Caravana Siga Bem por Umbaúba. Fique ligado no Portal Alarde em nosso site e também em nossas cedes Sociais. Para não perder nenhum assunto assine gratuitamente nosso site e receba notificações de novos conteúdos diretamente no seu email ou assine nossa página do Facebook.