A Câmara Municipal de Vereadores de Umbaúba lotou seus acentos na noite de ontem, quarta-feira, (15), primeiro e ultimo dia do novo formato de sessões ordinárias. A ideia era que os manifestantes das redes sociais estivessem acompanhando e cobrando de perto a repentina mudança, mas o direcionamento da casa foi em outro sentido. O quase morto Plano de Carreira.

Desde a gestão do então refeito em 2009, Anderson Fontes Farias que o plano e Carreira dos Servidores públicos de Umbaúba tente se estabelecer como matéria de discussão na Câmara, mas não vem conseguindo êxito. Na gestão passada de José Silveira Guimarães, (Zé de Francisquinho PSDB) o projeto de criação do plano até chegou a dar entrada na casa, mas não havia mais tempo hábil para a leitura e votação, da mesma forma que no Mandato Anterior do Professor Anderson (PT).

Na sessão de ontem, a Vereadora Luziene Fortunato (Prof. Lia) colocou na casa solicitação pedindo o desarquivamento do Projeto para tramitação, discussão e votação do mesmo. Automaticamente os olhares se voltaram todos sobre a iniciativa (não que não fosse de importância comum) que passou a ser defendi por todos em seus discursos na tribuna. Isso foi muito útil em dos sentidos, primeiro por retirar a atenção sobre a polêmica da mudança das sessões, e depois por que de fato é necessário que se desarquive este projeto para que haja tempo hábil para se discutir e votar dentro dos tramites legislativos legais.

A solicitante argumentou que, “os direitos dos servidores precisar ser resguardados através de uma lei que os proteja e que esse é o momento de resgatar as discussões sobre o plano que é a lei dos servidores”.

Denival (Deni do PT) foi um dos que se mostrou preocupado com o plano de carreira, principalmente pelo fato de ele ser um servidor público do município. Para ele, a existência de um plano de carreira valorizará a função dos servidores lhes garantido plenos direitos.

Outras Solicitações

Além do plano de carreira, varias outras solicitações fizeram parte da leitura inicial e da votação ao final das falas levando a sessão até as 22h.

A maioria dos pedidos de noite da última quarta-feira 15-02, feitos pelos Vereadores Silveira da Matinha, Profª Lia, Ricardo Vereador e Deni do PT fizeram através das indicações foram para pavimentação de trechos na cidade de Umbaúba além de povoados.

Confiram uma lista das indicações do Vereadores para pavimentação.

– Indicação 07: Solicita Pavimentação a paralelepípedo ao redor da capela do macaquinho – Profª. Lia.

– Indicação 09: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo dos povoados Tauá e Eugênia – Silveira da Matinha.

– Indicação 10: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo do Loteamento São José (rua de mãozinha) – Silveira da Matinha.

– Indicação 11: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo da rua Maria Madalena – Silveira da Matinha.

– Indicação 12: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo do loteamento João de Mariquinha –Silveira da Matinha.

– Indicação 13: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo da Travessa Estância 2 – Deni do PT.

– Indicação 14: Retomar pavimentação da rua José Moraes, Rua de Arlete – Deni do PT.

– Indicação 15: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo do loteamento Recanto do Sol – Deni do PT.

– Indicação 16: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo da estrada que liga os povoado Guararema e Pau Amarelo – Profª. Lia.

– Indicação 20: Solicita Pavimentação a Paralelepípedo da Barrinha e Matadouro – Ricardo Vereador.