A Paróquia Nossa Senhora da Guia, no município de Umbaúba teve novas nomeações neste final de 2016. Para completar um dos padres que hoje trabalha nesta comunidade cristã estará deixando a paróquia da Guia para assumir nova casa.

O Padre Wesley Silva Santos, até então administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba), foi nomeado oficialmente como pároco da mesma. O padre Wesley assumiu a administração paroquial logo após a saída do seu antecessor o Pároco Delano Martins que renunciou em novembro de 2015

Para auxiliar o padre Wesley foi trazido para Umbaúba o Padre Josimar Araújo Melo que até então tinha o cargo de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba). Esta semana foi anunciada sua saída da Paróquia da Guia e sua nomeação como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Tanque Novo – Riachão do Dantas).

Todas estas informações estão contidas em um documento que foi liberado esta semana no blog da Diocese de Estância, responsável pelas paróquias da região sul e sudeste do estado e assinado pelo bispo Don Giovanni Crippa.

O documento também traz a nomeação do diácono Bruno Rogério Soares da Silva, para vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba), substituindo o Padre Josimar.

Veja a lista completa de nomeações e transferências em todo o território atendido pela diocese de Estância.

Transferências e Nomeações

Na vida da Igreja, é comum que os ministros do Evangelho sejam enviados para servir ao Povo de Deus em diferentes comunidades e assumir variados encargos.

Tendo em vista as necessidades espirituais e pastorais do Povo de Deus da Diocese de Estância, após ter consultado os interessados e ouvido o Conselho Presbiteral, fazemos e comunicamos as seguintes transferências e nomeações:

– Pe. Álvaro Braz Alves Fernandes: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Riachão do Dantas), nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Jenipapo – Lagarto).

– Pe. Eder Santos Dias: até o momento administrador paroquial da Paróquia São Sebastião (Poço Verde), nomeado pároco da mesma.

– Pe. Gildeon Pereira de Santana Júnior: até o momento pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana (Boquim), nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itabaianinha).

– Pe. Iran Caitano de Andrade: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Tanque Novo – Riachão do Dantas), nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Arauá).

– Pe. Jodeclan Rabelo de Santana: até o momento pároco da Paróquia Santa Luzia (Colônia Treze), nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto).

– Pe. José Raimundo Soares Diniz, até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, nomeado pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana (Boquim).

– Pe. Moésio de Almeida Santos: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Arauá), nomeado pároco da Paróquia Santa Luzia (Colônia Treze).

– Pe. Valmir Soares Santos: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Jenipapo – Lagarto), nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Lagarto).

– Pe. Wesley Silva Santos: até o momento administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba), nomeado pároco da mesma.

– Pe. Josimar Araújo Melo: até o momento vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba), nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Tanque Novo – Riachão do Dantas).

– Pe. Paulo Seza Bispo dos Santos: até o momento vigário paroquial da Senhora Sant’Ana (Simão Dias), nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Riachão do Dantas).

– Pe. Jivaldo Modesto: até o momento vigário paroquial Nossa Senhora da Piedade (Lagarto), nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto).

– Pe. Nivaldo Soares de Melo: até o momento vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto), nomeado vigário paroquial da Paróquia da Natividade do Senhor (Porto do Mato – Estância).

– Pe. Pedro Vidal de Sousa: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itabaianinha), liberado para o Movimento dos Focolares na Mariápolis Ginetta (SP), por dois anos.

– Pe. Raimundo Ferreira Araújo: até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto), liberado para estudos.

– Diác. Antônio Everton dos Santos: vigário paroquial da Paróquia Santa Luzia (Alto da Boa Vista – Lagarto).

– Diác. Bruno Rogério Soares da Silva: vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Umbaúba).

– Diác. Elesandro Mendonça Souza: vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Lagarto).

– Diác. José Ueliton dos Santos: vigário paroquial da Paróquia Senhora Sant’Ana (Simão Dias).

Agradeço de todo coração o louvável empenho pastoral que cada sacerdote realizou nestes anos à frente de sua respectiva Paróquia. A transferência não é uma promoção, muito menos uma punição, é uma necessidade da Igreja que vive em “estado permanente de missão” (DGAE 2015-2019, nº 36).

Exorto cada padre a abraçar, com amor, a nova missão e ser, em sua futura paróquia, um sinal do amor misericordioso de Deus, como irmão, pastor e pai. Por uma vida de simplicidade evangélica, despojada de qualquer vaidade, seja o mais eloquente testemunho de servidor de Jesus Cristo.

Faço votos e súplicas que os nossos diocesanos acolham seus novos pastores com alegria e disponibilidade para com eles colaborarem na “edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12).

Estância, 17 de novembro de 2016.

Dom Giovanni Crippa, IMC

Bispo Diocesano de Estância