Foi na escola que eu aprendi mais sobre a profissão policial. Aprendi mais sobre como é ser um policial (militar ou civil) sem a interferência da mídia para me manipular. Muitos dizem que para saber como é ser um policial é preciso ser um. Mas sempre gostei muito de observa-los o que para mim foi quase a mesma coisa. Foi assim que percebi como eles são de verdade e hoje quero compartilhar um pouco dessa experiência com vocês.

Na primeira vez que eu tive oportunidade de conhecer a policia foi na quarta série com um grupo de policiais (Projeto PROERD). Uma vez por semana eles iam a minha escola. Explicavam com grande paciência as consequências que aqueles tem ao se envolverem com drogas. Mostraram que não apenas os usuários acabam se dando mal como também os familiares. Ficava encantada com todo o conhecimento que eles tinham, a forma que eles tinham de se expressar, o jeito que eles compartilhavam as coisas. As sextas-feiras passaram a ser diferentes e quando percebi estava esperando por esse dia da semana ansiosamente. Foi ai pela primeira vez que percebi que o modelo de policial não era nem ao menos parecido com aquele que mostravam na TV.

A segunda vez que eu tive oportunidade de conhecer melhor a policia foi na sétima ou oitava série. Dessa vez foi uma palestra em que foi realizada durante dois dias. Um grupo de policiais explicou de uma forma impactante, surpreendente, assustadora e ao mesmo tempo emocionante. Foi uma grande aula sobre os danos que as drogas podem nos causar. E eles não ficaram apenas ali na frente falando o tempo todo. Foi apresentado vídeos, tivemos espaço para fazer perguntas, cantamos muitas músicas bonitas.  Tanto dessa palestra como do PROERD tenho os certificados guardados com muito carinho.

E o mais recente foi no ensino médio. Todas as vezes que precisava deles eles estavam ali por perto. Quando quatro professoras me usaram, naquele caso que fui vitima de bullying eles me ajudaram. Nunca vou me esquecer da forma que eles me trataram. Ao contrário do que a mídia diz, eles foram super atenciosos comigo. Por causa disso eu sempre serei gratas não apenas a esses policiais como também a todos outros. Sempre que puder vou retribuir a eles o que eles fizeram por mim, sempre serei muito grata por tudo!

Vocês precisam conhecer a policia com os próprios olhos e  não por boatos do que a mídia diz ou ostros dizem. Claro que tem um ou outro policial que não é bom e ficam aprontando por ai, mas isso não é motivo para generalizar! Procurem observa-los, conhece-los melhor e vocês perceberam que eles são como super heróis e entenderão o que eu escrevi nesse texto. Mas fica a dica, isso só será possível se você estiver do lado do bem.