MEIO AMBIENTE E ENTES INTERESSADOS DISCUTEM A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM UMBAÚBA

0
651

Buscando criar e implementar a coleta seletiva, parte importante do pleno municipal de resíduos sólidos  a secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve reunida na manhã desta sexta-feira (04) com as demais Secretarias que Fazem parte da área para discutir a criação de um programa de incentivo à sociedade para a pratica da coleta seletiva.

Contribuir para a estruturação e organização da coleta seletiva de materiais recicláveis levando informações a todos os habitantes do município de Umbaúba, no sentido de despertar orientar e aumentar o número de pessoas que fazem a separação correta do material reciclável em suas residências e extinguir a disposição inadequada dos mesmos é a principal preocupação da Scretaria de Meio Ambiente para o Ano de 2016.  O programa a ser criado terá também a finalidade de atender à lei 12.305 de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual estabelece que todos os municípios terão que implantar a coleta seletiva até 2014, fato que não aconteceu a nível nacional, mas vem sendo realizado por muitos municípios, incluindo Umbaúba que pretende implantar até o final de 2016.

Amigos do Meio Ambiente

O Projeto Amigos do Meio Ambiente será o programa utilizado para a mobilização inicial dos habitantes do município para a necessidade e benefícios em se fazer a Coleta Seletiva. Na reunião estavam as Secretarias Municipais de, Maio Ambiente, Assistência e Inclusão Social, Obras, Trânsito e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Cultura e o Departamento de Endemias do município.

Os órgãos envolvidos demonstraram a necessidade de se fazer mudanças para que a implementação do programa de coleta seletiva obtenha o sucesso desejado. “Nos próximos dias os termos discutidos besta reunião se transformarão em ações afirmativas sobre a necessidade de mudança e a vontade da Secretaria de Meio Ambiente em conduzir com a cooperação dos entes interessados e da sociedade umbaubense a implantação da coleta seletiva no município”, informou o representante do Meio Ambiente do Município.

Cooperativa

A Cooperativa de materiais recicláveis de Resíduos Sólidos de Umbaúba constituiu parte importante desse processo que deve ser reforçado com a coleta seletiva. A Cooperativa deve ser civil  e de direito privado, constituída por pessoas em vulnerabilidade social, excluídas do mercado de trabalho, estando que obtém seu sustento sendo catador(a) radicados em Umbaúba Sergipe.

O projeto busca incluir os catadores autônomos na cooperativa para que recebam capacitação e quando necessário encaminhados para atendimentos que necessitam, quer seja tratamento da dependência química, documentação, educação, saúde, etc.