JACKO Projeto Carnalita, projeto de parceria entre o estado de Sergipe e a multinacional de mineração Vale vem gerando discussões polemicas e dividido opiniões sempre que é lembrado.Planejado para funcionar no Vale do cotinguiba, microrregião sergipana que concentra as jazidas do minério, o Projeto é o maior investimento privado já realizado em terras sergipanas, estimado em R$ 4 bilhões, e vai gerar cerca de 4 mil empregos diretos.

No dia de ontem, sexta-feira, 17/01, o governador liberou uma nota onde disse lamentar profundamente a decisão de Ezequiel Leite, prefeito do município de Capela, om dos que detém as jazidas de Carnalita no estado. Veja a nota na integra.

Governo lamenta decisão do prefeito de Capela sobre o Projeto Carnalita

O Governo do Estado lamenta profundamente a decisão tomada pelo prefeito de Capela, Ezequiel Leite, que em nota oficial divulgada nesta sexta-feira, 17, afirma que não irá autorizar as tratativas para implantação do projeto Carnalita em Sergipe e se recusa a assinar documento autorizando o uso do solo da cidade pela Vale, mineradora responsável pelo projeto.

O Projeto Carnalita é o maior investimento privado já realizado em terras sergipanas, estimado em R$ 4 bilhões, e vai gerar cerca de 4 mil empregos diretos. Esse projeto foi idealizado na primeira gestão do ex-governador Marcelo Déda, que se dedicou para viabilizar a sua implantação junto aos diversos setores, aparando arestas, ampliando as discussões e atuando junto ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff para possibilitar a sua execução, esforço a que o governador Jackson Barreto deu continuidade.

A escolha da localização do projeto, feita exclusivamente pela Vale, se baseou em razões técnicas, que inclusive já tinham sido apresentadas à Prefeitura de Capela. O Governo receia que o assunto esteja sendo tratado de maneira política, o que obscurece os horizontes do interesse público e poderá resultar em prejuízo incomparável para Sergipe, além de um sério obstáculo para o desenvolvimento de Sergipe.

O governador Jackson Barreto acredita na sensibilidade e na grandeza dos homens e mulheres públicos do nosso Estado, e tem esperança que o prefeito Ezequiel Leite possa se sensibilizar diante da grandeza deste projeto e reveja a sua posição. O governador se coloca à total disposição para ajudar no diálogo junto à Vale, no intuito de que se chegue a uma solução satisfatória para todas as partes envolvidas, mantendo essa oportunidade única de ver Sergipe crescer ainda mais e se tornar um lugar cada vez melhor para todos os sergipanos.

O Projeto Carnalita tem potencial para ser uma nova fronteira de desenvolvimento para Sergipe instalada no coração do Vale do Cotinguiba. Por isso, o governador vai continuar lutando pela sua implantação, colocando o interesse do Estado acima de qualquer questão política, pois o que está em jogo é o futuro dos sergipanos.