O que nós, meros mortais brasileiros faríamos se estivéssemos dentro do nosso carro, distraídos e de repente, um estudante de ciências criminais – com especialização em roubos e furtos – conseguisse surrupiar nosso celular e sai de motinha, 50tinha? Possivelmente nos desesperaríamos e iriamos procurar os bravos homens da lei, pois por mais frustrante que possa ser, nunca devemos reagir a um assalto.

Na china, aquele super país com uma superpopulação a coisa é bem diferente. Lá, a coisa se resolve com uma Voadora na Pleura Central do ladrão.

O episódio aparentemente ocorreu pouco antes do Natal de 2016 e a reação do cidadão assaltado acabou conquistando boa parte dos internautas ao longo do final do ano. Por quê? Bem, porque toda a história foi registrada em vídeo – graças ao sistema de vigilância das ruas da província de Guangdong – e publicada no Youtube, claro! Uma das versões mais populares do clipe de pouco mais de 30 segundos tem mais de um milhão de visualizações e compila o ocorrido do começo ao fim.

De acordo com a reportagem do site China.com e com a tradução realizada pelo Mashable, o caso começa e termina com confusão e seria hilário se não fosse um pouco trágico pelo tema de criminalidade. Ao que parece, um motorista de caminhão estava estacionado na rua quando alguém bateu na porta do veículo. Pensando se tratar de uma entrega já esperada, o profissional resolveu ligar para o seu chefe para saber se era realmente a encomenda agendada anteriormente. Não era.

Nessa hora, o homem do lado de fora do caminhão tomou rapidamente o smartphone das mãos da vítima e montou na sua moto, escapando do local antes que o dono do aparelho pudesse descer do automóvel. Felizmente, para o chinês roubado, o ladrão foi abusado e resolveu voltar pela mão contrária da mesma via tempos depois. O resultado? O caminhoneiro incorporou o espírito de Bruce Lee e de outros expoentes locais do kung fu e aplicou uma voadora certeira bem na pleura central do meliante.