Desde a ultima sexta-feira, (18) já não é mais possível ir aos grandes mercados, passar por linguiças, mortadelas, salsichas e carnes sem remeter as grandes indústrias de alimentos envolvidas no escândalo da operação Carne Fraca desencadeada pela policia Federal. A operação concluiu após investigações que pelo menos 32 indústrias de produção de carnes e derivados estão envolvidas num gigantesco esquema de fraude fiscal e adulteração de alimento.

Segundo a PF, o esquema seria liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio. Os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso colocavam ácido ascórbico em carnes vencidas e as reembalavam para venda nos mercados interno e externo. Também há acusações de que pedaços de papelão teriam sido colocados em lotes de frango.

Entre as empresas estão a JBS e a BRF, as duas maiores em operação no Brasil e duas das maiores no mundo relacionadas ao setor de carnes e derivados. Estas duas gigantes juntas são responsáveis por marcas como Sadias, Seara, Perdigão, Friboi entre outras que nos costumamos consumir no dia a dia, mas você sabe de verdade quantos produtos você compra de outras marcas destas mesmas indústrias? Isso é o que pretendemos mostra agora para você.

Observe as duas imagens abaixo.

Isso mesmo, estas são apenas algumas das marcas que estão vinculadas a estas duas gigantes da alimentação mundial. Nem todas estas marcas estão disponíveis no Brasil, na verdade BRF gerencia no Brasil Sadia e Perdigão e a JBS gerencia Friboi e Seara, que são as citadas na investigação. Algumas são exclusividades de países da América latina, Europa e Ásia.

Além destas duas gigantes, outras 32 empresas do ramo estão envolvidas nas falcatruas segundo a PF e você pode conferir todas ela clicando no link a seguir. Lista com as empresas investigadas.

Se quiser conhecer todas as marcas pertencentes a JBS e a BRF click nos respectivos link logo abaixo.

JBS E SUAS MARCAS   ||  RBF E SUAS MARCAS