No último dia 28 de junho, Aracaju, em Sergipe, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Dr. José Calumby Filho, a primeira escola Waldorf pública do Nordeste e pioneira no Brasil.

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

O projeto nasceu pela iniciativa dos professores da rede municipal e é um importante passo para a quebra do estigma negativo que cerca o ensino público no País, de um modo geral.

“O Instituto Social Micael, parceiro dessa iniciativa, sente-se orgulhoso e comprometido com esse corajoso empreendimento, fruto da união de todos, com destaque para a decisão firme da Secretária de Educação Profª Márcia Valéria, de pronto avalizada pelo Prefeito João Alves Filho – grande estudioso e incentivador da Educação”, escreveram em nota oficial.

Em parceria com a Faculdade São Luís de França (SE), ministram o curso de formação de professores na Pedagogia Waldorf, uma pós-graduação lato sensu, com carga horária total de 1.600h.

Podem participar professores da Rede Municipal de Aracaju.

“Registramos nossa gratidão aos muitos que colaboraram para que essa iniciativa se tornasse realidade e pedimos que as forças construtivas do bem a transforme em um espaço de metamorfose social da comunidade do bairro 17 de Março e arredores, a partir da alegria das crianças”, finalizam.