O município de Maruim, distante a 30 km de Aracaju, passa a contar com o seu primeiro Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos. O reconhecimento foi consolidado a partir da publicação no Diário oficial da União, nº 174, de 10 de setembro de 2014, em edital assinado pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado.

Vista da Igreja Matriz de Maruim/Fotos: Keizer Santos
Vista da Igreja Matriz de Maruim/Fotos: Keizer Santos

Com o reconhecimento oficial, quaisquer intervenções no entorno e no prédio da igreja, devem ser comunicadas à Superintendência Estadual do Iphan, situada na Praça Camerino, 225, bairro São José, em Aracaju. Além disso, os bens móveis e integrados à igreja, bem como os que estão na casa paroquial, serão resguardados pelo Instituto.

O objetivo principal do tombamento é garantir que o bem cultural seja protegido, evitando assim a sua destruição e descaracterização. Para o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, que acompanhou o processo do Iphan, o município passa para um seleto grupo de detentores de um patrimônio nacional. “Além da visibilidade, salutar ao turismo, outra garantia que temos a partir desta decisão é que nosso patrimônio será preservado por longos e longos anos”, afirmou emocionado.

De acordo com o Livro de Tombo do Iphan, até 2013, em Sergipe, apenas Brejo Grande, Divina Pastora, Itaporanga D’ Ajuda, Estância, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo amaro das Brotas, São Cristóvão e Tomar do Geru possuíam bens culturais reconhecidos. Esse reconhecimento leva-se em conta os aspectos arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, outra necessidade com o reconhecimento nacional, é a promoção de cursos de Educação Patrimonial em parceria com o Iphan. “Devemos formar pessoas, que saibam lidar com o seu patrimônio, essa riqueza cultural é nossa!”, destacou.

A Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862, mas, a sua construção somente foi iniciada no ano de 1848, por intermédio do Sr. João Gomes de Mello, o Barão de Maruim. A igreja, que apresenta um estilo barroco, é o primeiro prédio do município tombado pelo Patrimônio Nacional.

A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim já havia sido tombada e incorporada ao patrimônio estadual.

INFO: ASCOM/P.M.M