O Hospital Regional  Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a atender um grande número de  vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas,  no último final de semana. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS),  entre a sexta-feira (17) e o domingo (19), pelo menos 44 pessoas vitimadas por quedas  deram entrada no Pronto Socorro.

Em comparação ao  final de semana  anterior, compreendido entre os dias 10 e 12 de junho,  quando foram atendidas na unidade 27 vítimas  por quedas, o número  registrado  entre a sexta-feira e o domingo passados foi superior em quase 63%. Em todo  fim de semana,  de acordo ainda com os dados do  Hospub,  o HRL  assistiu quase 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar da realização de algumas festas tradicionais no município,  como o Casamento Caipira do Povoado Brejo, que já acontece há 27 anos, os plantões  foram  relativamente  tranquilos  entre a sexta-feira e o domingo. O número de vítimas de violência no trânsito foi menor, se comparado  ao  final de semana anterior, com o registro de apenas 16 pacientes envolvidos em acidentes  motociclísticos. Não houve  registros de vítimas de  acidentes automobilísticos e atropelamentos.

O número de casos de violência  urbana também foi reduzido, com o atendimento a uma vítima de ferimentos por arma branca e outra por arma de fogo. Não houve registro de casos  de agressão física. No último final de semana,  deram entrada  ainda no HRL dois pacientes que sofreram queimaduras, uma delas por fogos de artifício. Outros dez foram assistidos no HRL após sofrerem traumas  diversos, um por picada de animal e  três com  quadro de intoxicação.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, entre outros.

O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.