A partir da próxima segunda-feira, 25, terão início as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante da paralisação dos professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está mobilizando todos os estudantes dos 3º anos das escolas que trabalham com o ensino médio a comparecerem às suas respectivas unidades escolares para realizarem a inscrição nas escolas. O período de inscrição vai até o dia 05 de junho.

ENEMNos locais, conforme a Seed, os estudantes encontrarão a equipe diretiva disponível para auxiliá-los a efetivar a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de coordenadores e servidores administrativos para o atendimento nas unidades de ensino.

“Os nossos laboratórios de informática estarão disponíveis para que os alunos possam fazer a inscrição no Enem, bem como esclarecer possíveis dúvidas. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita para os alunos da rede pública. A única exigência é que eles possuam CPF próprio”, orienta diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice.

“A Seed, preocupada com a paralisação dos professores, faz esta ação para que os alunos não se sintam desestimulados e possam continuar confiantes com relação à participação no Enem”, declarou. Os alunos também têm a opção de fazer inscrição, via internet, sem estar necessariamente presentes em suas unidades de ensino.

Ela lembrou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) não enviará aos candidatos o cartão de inscrição, mas que no período determinado, as escolas da rede estadual de ensino de Sergipe farão uma ação para também imprimir os cartões para os alunos.

Segundo o secretário da Educação, Jorge Carvalho, o Governo Jackson Barreto, por meio da Seed, fará “um chamamento público a todos os pais e alunos da rede estadual de ensino, mobilizando ações na área da comunicação para que o comparecimento e as inscrições se efetivem massiçamente”.

Enem

As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia de provas, os candidatos responderão a questões sobre Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. A duração das provas será de 4 horas e 30 minutos.

Já no segundo dia, os alunos responderão mais 90 questões, sendo 45 sobre Linguagens Códigos e suas tecnologias e 45 sobre Matemática e suas tecnologias. Os candidatos deverão respondê-las em até 5 horas e 30 minutos. Ainda neste segundo dia será aplicada a prova de redação.