Para aqueles que farão o ENEM esse ano não se esqueçam que a data para inscrição inicia-se dia 9 de maio. Pensando nisso elaborei algumas dicas simples que todo mundo sabe, mas muitos acabam ignorando.

1 –  Tenha um horário de estudo. 
Dessa forma você poderá organizar melhor seu tempo. Estudara um pouco todos os dias, não acumulara matéria e o melhor, sempre vai sobrar um tempinho para descanso e lazer. O mais importante é ser realista. Não exagere na quantidade de horas que você colocara para estudar e priorize as disciplinas que você tem dificuldade.
2 – Crie o hábito de estudar 
Só podemos criar o hábito de estudar, estudando. Estude um pouco todos os dias no mesmo horário, dessa forma ficara mais fácil para seu cérebro se acostumar. Estudar começara a se tornar algo menos chato e cansativo.
 3 – Saiba estudar 
Na escola recebemos instruções sobre o que precisamos estudar, mas nela não nos é ensinado sobre como devemos estudar corretamente. Isso porque cada estudante é único, sendo assim cada um terá seu modo de estudar. Na internet você poderá encontrar vários métodos de ensino que podem te auxiliar nos estudos.
Não adianta nada você passar horas estudando e no dia seguinte esquecer tudo. Esse é  um grande erro que leva muitos estudantes a reprovarem no ENEM. O segredo esta em saber estudar corretamente.
4 – Preste atenção nas aulas 
Como foi dito na dica anterior, na escola recebemos apenas instruções sobre o que devemos estudar. Durante a aula é como um momento que o professor oferece ao estudante um mapa orienta-lo de uma forma mais suave o caminho para obter conhecimento. Por isso é extremante importante que você evite conversas e mantenha-se sempre focado.
5 – Faça perguntas 
Sempre que houver dúvidas levante a mão e pergunte sem medo, mesmo que pareça uma pergunta boba, bobagem mesmo é ter dúvidas e não perguntar. Afinal de contas a escola serve para isso. Nunca leve duvidas para casa.
6 – Mantenha-se sempre atualizado
Assista e leia  ao máximo de reportagens possíveis. As questões do ENEM sempre estão “recheadas” de atualidade, por isso é muito importante que você esteja sempre informado sobre o que acontece no Brasil como também no mundo todo.
7 – Escreva todos os dias
A prova do ENEM cobra do estudante que ele saiba escrever uma redação com coerência e coesão. Zera-la ou não faze-la poder fazer com que você perca a tao deseja vaga.  Escrevendo todos os dias variando o tema ao recorrer do ano no dia do ENEM você estará mais que preparado para escrever uma redação nota 1000.
8 – Faça simulados
Resolva questões do ENEM de cadernos anteriores. Dessa forma você terá uma noção de como são as questões, quantas são, o tamanho que elas costumam ter. Resolvendo simulados você não sera pego de surpresa no dia da prova e saberá exatamente o tempo que precisara gastar em cada área de conhecimento.