O dublador brasileiro Isaac Bardavid divulgou um vídeo em seu Facebook onde se despede do personagem Wolverine. Bardavid fez a voz do mutante durante mais de 20 anos, incluindo filmes e animações, e encerrou o ciclo com Logan: “Hoje termina essa saga entre mim e o Wolverine”:

Isaac empresta sua voz para o famoso personagem faz 23 anos. “Comecei em 1994, no desenho”, diz ele no vídeo, se referindo à animação exibida na Globo nos anos 90. Depois, dublou Wolverine em todos os filmes: o primeiro, “X-Men: o filme”, estreou em 2000 e teve seis filmes.

O personagem também estrelou sua própria trilogia, encerrada em “Logan”, sempre interpretado por Jackman. “Wolverine envelheceu, e eu envelheci com ele”, diz Isaac, de 81 anos. Sua voz já foi ouvida em filmes como “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977), como o Obi-Wan Kenobi original, e “Superman: o filme” (1978), como o Jor-El de Marlon Brando e He-Man, no personagem i^conico do vilão “Esqueleto”.

Na TV, esteve em novelas clássicas como “Irmãos Coragem” (70) e “Escrava Isaura” (76), entre outros trabalhos mais recentes.

TEXTO