Ouvir com webReader
O curta sergipano “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?”, lançado em dezembro de 2012, no Museu da Gente Sergipana, está ganhando destaque em eventos e festivais por todo o país.Até o final de 2013, o curta já havia participado de 14 eventos, entre outros festivais. Entre eles estão o 7º Festival Visões Periféricas e a Mostra Olhos Negros V, realizadas no Rio de Janeiro, a 8º Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul e a Mostra Pluriartística Novembro Negro, realizada em Sergipe.

CURTA SERGIPANO
FOTO: DIVULGAÇÃO

O curta venceu a Mostra Nordeste do Sercine 2013 pelo Júri Oficial, e o Curta-SE 13 como melhor filme sergipano, escolhido pelo voto popular. A realizadora do curta, Everlane Moraes, foi contemplada na segunda edição do Edital do Audiovisual da Secult e já está gravando o curta ‘Abismos e Conflitos: a expressão da condição humana’, que contará a história do artista plástico e pai da realizadora, Everton Santos.

Sobre o curta

‘Caixa D’água: Qui-lombo é esse?’ é um documentário que mostra a importância cultural e histórica do bairro Getúlio Vargas, através de depoimentos de moradores, valorizando a oralidade e dando ênfase à cultura negra presente na comunidade quilombola da Maloca. O documentário mostra ainda que apesar de a comunidade estar localizada numa área urbana, ainda conserva muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.
INFO: JORNAL DE SERGIPE