O Conselho tutelar dos direitos da criança e do adolescente de Umbaúba realizou na tarde desta quinta-feira (27), a passeata “Por Amor à Vida”.  O evento teve como intuito chamar a atenção para a insegurança de jovens no transito.

O evento educativo teve concentração em frente ao Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento (BBN) de onde saíram, alunos desta e de outras unidades escolares, autoridades, representantes do CMDCA e conselheiros tutelares em caminhada percorrendo a Rua Camerino e Rua Benjamim Constant até a praça de eventos. Durante a caminhada foram realizadas várias intervenções com falas de autoridades politica, religiosas, de mães e de conselheiros convidados de municípios vizinhos.

A abertura das falas se deu ainda na concentração em frente ao BBN com o discurso de abertura do Secretário Municipal de Educação. Já na praça de eventos da cidade nova concentração foi realizada e a palavra foi franqueada a Vice-prefeita, ao ouvidor municipal, ao prefeito do município ao representante da Policia Militar e ao representante do CMDCA.

Os discursos em sua maioria chamara a atenção da atual condição em que se encontra os jovens do município que, ao fazerem uso de veículos automotores, principalmente as chamadas “Cinquentinhas” sem a liberação para dirigir uma vez que são menores incorre me perigo para si e para os demais munícipes. Por serem menores, as responsabilidades advindas de sua pilotagem recaem sobre seus pais e tutores legais fazendo-se necessário maior empenho por parte destes na educação dos jovens quanto ao transito e na proibição dos mesmos de utilizarem estes veículos.

Falou-se ainda sobre a problemática do uso indevido destas motocicletas de baixa e até altas cilindradas para o cometimento de delitos que vão desde empinadas em vias públicas o que pões em risco a vida de destes jovens e de outros transeuntes até o cometimento de assaltos e furtos por parte de menores. Neste contexto o caso é mais grave sendo da alçada da segurança pública em nível de estado e de município através de SMTT e GM órgão de controle de trânsito e de segurança e do município, em e Umbaúba especificamente aguardam implementação.

A finalização do evento aconteceu com uma foto oficial com todos os presentes e o discurso de encerramento do Coordenador do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente em Umbaúba, prof. Mizael Oliva.