O Padre Juarez de Castro será a principal atração musical da 9ª e ultima noite do novenário a Nossa Senhora Da guia Padroeira de Umbaúba, Município da região sul de Sergipe. O show do padre cantor acontecerá a partir das 21hs00 na Praça Gil Soares, em frente a igreja matriz, logo após o final da ultima noite de novena.

O Portal Alarde juntou algumas informações sobre a vida e carreira do Padre Juarez de Castro e disponibilizamos abaixo para você. Aproveite.

Primo em segundo grau do ator Selton Mello, o passa tempo preferido do padre Juarez de Castro na adolescência era fazer filmes caseiros que eram exibidos em praça pública num vilarejo próximo à cidade mineira de Lavras, onde nasceu e morava com a família. “Meu irmão ganhou uma filmadora e eu era sempre o protagonista”, conta ele.

PADRE JUAREZ DE CASTROAnos depois, por linhas tortas, seu destino acabou por transformá-lo em pop-star da fé, com programas em rádio, TV e cinco discos — o mais vendido, com 250.000 cópias, bateu o último álbum do sertanejo Michel Teló, lançado em 2011. A chance apareceu logo após a ordenação, quando Juarez se mudou para São Paulo, se tornou um dos padres do Santuário São Judas Tadeu e conheceu por lá profissionais da Rede Vida, emissora católica com estúdio em Perdizes.

Foi convidado a apresentar seu primeiro programa em 1996. Dez anos mais tarde, surgiu o convite para gravar o CD “Deus Está Aqui”, no qual hits religiosos como “Louvado Seja o Meu Senhor” ganhavam batida eletrônica.

Apesar do apoio do então cardeal-arcebispo dom Claudio Hummes, ele não estava certo do caminho a ser tomado, e conta que pediu a Deus um sinal para que insistisse na vocação midiática. “Pouco tempo depois, tive essa confirmação: o trabalho foi indicado ao Grammy Latino.” Hoje, seu empresário concentra esforços na internet: o site oficial, que inclui link para um fã-clube, recebe 70.000 acessos mensais.

Cinco discos lançados Presença fixa na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, nos Jardins, Juarez tem como marca registrada chamar os fiéis de “benhê”. Quando não está ali, desdobra-se em shows por todo o Brasil, nos quais canta músicas como “Luz Divina”, de Roberto Carlos, e “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas.

padrejuarez

Entre os que o conhecem, já se tornou piada seu notório medo de elevador. “Estou melhorando, mas continuo com terror de altura. Viajar de avião para mim é um martírio”, confessa ele, que mora em um apartamento alugado bem próximo da igreja onde trabalha, mantido com os seus rendimentos, que incluem os cachês de shows.

Com a fama, veio o assédio feminino, mas ele afirma que “são raras as cantadas com falta de respeito”. E desconversa: “É só não alimentar expectativas”. No início, sofreu para seguir a vocação. O pai, ex-prefeito de sua cidade natal, que tinha boas relações com o futuro presidente eleito Tancredo Neves, não aceitava a escolha.

Por isso, aos 18 anos, Juarez circulava de mãos fechadas em casa, para esconder feridas adquiridas em atividades do seminário, como cortar lenha. “Meu pai sonhava em me ver médico, e minha mãe entrou em depressão quando parti”, lembra ele. “Eu não queria que eles tivessem motivo para me chamar de volta.”

( … No inicio de sua carreira o Padre Juarez começo a gravar principalmente música de autores evangélicos. Segundo ele, a ideia era a de gravar canções que pudessem levar a mensagem de Jesus de forma bonita e profissional, com Noites Traiçoeiras (Deus está aqui) que deu título ao primeiro trabalho … )

( … Além de canções evangélicas, o Padre Juarez gravou também músicas de autores católicos e populares como Raul Seixas (Tente outra vez), Roberto Carlos (Luz Divina), entre outros com sua respectiva autorização … )

FICHA

» Missa: Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na Alameda Lorena, 665, Jardim Paulista. Segunda e quarta, às 8h, e domingo, às 11h30.

» CD: o mais recente é “Luz Divina”, de 2011. Somados outros quatro títulos, já vendeu mais de 600.000 cópias.

» Show: de quatro a cinco por mês, com cachê médio de 15.000 reais (ele fica com 15% do valor).

» Livros: já lançou três, com mais de 450.000 cópias vendidas.

» TV: participa de programas em quatro emissoras, entre eles “Rosário da Vida”, na Rede Vida (segunda a sexta, às 12h), e “Viver a Vida Vale a Pena”, na Rede TV! (domingo, às 6h30).

» Rádio: apresenta Mensagem de Fé e Esperança, na Nativa FM (diariamente, às 5h55), comanda atrações na Capital AM e colabora com outras dezoito rádios pelo país.

» Internet: o site www. padrejuarez.com.br tem 70.000 acessos mensais, e sua página do Facebook foi curtida mais de 14.000 vezes.

INFO: VEJA SP. (Claudia Jordão [colaborou Jéssika Torrezan])