A Wikipédia, a maior enciclopédia eletrônica do mundo esta com inscrições abertas para o concurso fotográfico Wiki Loves Earth. O concurso tem por objetivo coletar de forma colaborativa imagens sobre monumentos e pontos de referência nacional no Brasil e no mundo. Para contribuir com os participantes, existe uma premiação de R10.000 para o vencedor.

O Wiki Loves Earth é um concurso cultural internacional que visa a incorporação de fotos dos principais patrimônios naturais do mundo no Wikimedia Commons, incentivando fotógrafos e entusiastas a contribuirem com imagens para a ilustração de artigos da Wikipédia e demais projetos mantidos pela Wikimedia Foundation.

O concurso teve a sua primeira edição em 2013, organizado pela Wikimedia Ucrânia e a partir de então ganhou o mundo, sendo organizado em vários países, incluindo o Brasil a partir de 2014.

Neste ano, além do concurso fotográfico, estamos incluindo uma categoria de vídeos em caráter experimental. Então, além de fotografias, os participantes poderão enviar vídeos aéreos, vídeos panorâmicos, vídeos de observação animal e detalhes da flora e fauna para concorrerem em uma nova categoria do concurso.

COMO PARTICIPAR

PATRIMÔNIOS NATURAIS >>

REGULAMENTO >>

PREMIAÇÃO >>

Basicamente, o WLE é dividido em duas etapas:

Etapa Nacional

Datas: Envio de fotos entre os dias 7 de Maio a 30 de junho de 2016 com o anúncio dos vencedores no dia 31 de julho de 2016, neste ano também incluímos a categoria de vídeos.

Descrição: Nesta etapa serão selecionadas as 10 melhores fotos que serão enviadas para concorrer na etapa internacional e serão eleitos os melhores vídeos, que receberão a premiação nacional.

Etapa Internacional

Datas: A partir do dia 1 de julho de 2016

Descrição: Nesta etapa as 10 melhores fotos de cada país serão avaliadas por um júri internacional para eleger as 10 melhores fotos do mundo com anúncio previsto para 15 de setembro.

Obs: Os vídeos não fazem parte da etapa internacional.

 

Em 2014 o WLE Brasil contou com a participação de 950 fotógrafos de todos os cantos do país e foram carregadas cerca de 7.000 fotos até o término do concurso no Wikimedia Commons.

A foto vencedora da etapa brasileira foi eleita a segunda melhor foto na etapa internacional e também foi eleita como a sétima melhor foto no concurso Foto do Ano de 2014 no Wikimedia Commons em 2014.

Além da grande visibilidade e matérias publicadas em vários canais de notícias online, as 10 melhores fotos foram publicadas na Edição de Agosto da Revista Fotografe Melhor da Editora Europa, Londres. Para fechar a edição de 2014, realizamos uma exposição fotográfica durante o evento Paraty em Foco na Casa da Cultura de Paraty.

Em 2015 o WLE Brasil contou com a participação de 1935 fotógrafos e mais de 12.000 fotos foram carregadas no Wikimedia Commons.

Este ano o concurso pretende ampliar ainda mais os resultados, atraindo mais colaboradores e milhares de fotos e vídeos de alta qualidade para ilustrar a Wikipédia!

Quer participar e acompanhar as novidades do concurso, então fique ligado nos links no quadradinho acima. Conheça o regulamento, envie suas fotos, seus vídeos e arrisque ganhar essa bolada.