Os festejos juninos de Umbaúba, região sul de Sergipe apresentaram-se ao publico oficialmente neste sábado (03), quando foi realizado o “VIII Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas”. A programação cultural e festiva tem como base neste ano de 2017 as comemorações em homenagem a Santo Antônio, o Santo Casamenteiro.

A praça de eventos estava lotada quando aconteceu o hasteamento da Bandeira de Santo Antônio com a presença do Prefeito do Município, Humberto Maravilha e da Secretária d Cultura e Turismo Angelita dos Santos e da Benção da Fogueira proferida pelo Padre Bruno Soares. Logo após o hasteamento e discursos foi a vez da meninas do Grupo Cultura As Pastorinhas se apresentar para o publico presente que lotava a praça.

Dando sequencia a programação foi a vez da quadrilha Retirantes do Sertão da cidade de Frei Paulo, agreste sergipano fazer o publica vibrar. Com passos bem marcados e uma teatralidade bem expressiva, a Retirantes do Sertão que cantou e dançou o enredo “Arraia do Velho Chico” mostrou todo o profissionalismo que por mitos anos levou a quadrilha a ganhar muitos títulos a nível estadual e nacional.

Depois foi a vez da Quadrilha Meu Xamêgo de Tobias Barreto que dações ao sou dos ritmos tradicionais levando ao publico o enredo “Nossa Gente Tem Valor”. Sendo uma das menores em numero de componentes a Meu Xamêgo representou muitíssimo bem a capital dos bordados agradando bastante ao publico.

A grande espera da noite para o publico presente desta vez não era para a Retirantes do sempre muito aguardada nos eventos municipais devido a qualidade de sua apresentações, mas sim para a Quadrilha Balanço do Nordeste. A Prata da Casa era aguardada com ansiedade das pessoas que ali estava para ver de perto o talentos dos componentes bem como suas roupas, seu enredo e tudo mais.

O motivo era sim o profissionalismo dos jovens e também a superação de todos diante das grandes dificuldades que passaram neste ano quando passou de recém-chegados a primeira divisão da liga sergipana a incerteza de sua existência. Com dedicação e perseverança os diretores e membros arregaçaram as mangas e saiu a pedir patrocínio, realizar eventos como feijoadas, bingos, tudo que possibilitassem a sua sobrevivência como profissionais e sua estadia nos concurso, e valeu a pena.

Defendendo com raça o enredo “Pequeno em Extensão, Grande no Meu Coração. Conheça Sergipe, a Terra do Meu Papagaio”, a quadrilha fez uma belíssima apresentação levando o publico a aplaudir de pé e vibrar muito. O esforço valeu a pena e isso se confirmou no resultado final das notas atribuídas pelo júri que classificou da seguinte forma as participantes.

POSIÇÃO QUADRILHA PONTUAÇÃO
Balanço do Nordeste 493.8
Retirantes do Sertão 470.0
Meu Xamêgo 421.2

Por motivos técnicos de outras quadrilhas convidadas apenas três compareceram até o momento final do evento que começou com atraso devido a espera.