fotos: Raimundo Vasconcelo
fotos: Raimundo Vasconcelo

A manhã da ultima terça-feira, (23), foi de bastante festa e muita alegria para a população freipaulistana, pois, os restos mortais do missionário e incentivador da criação do município, Paulo Antônio Damele de Casanova di Rovegno, foram trazidos da cidade de Salvador para serem sepultados em um túmulo na Igreja Matriz da cidade de Frei Paulo.

O frade capuchinho italiano Frei Paulo Antônio Damele de Casanova di Rovegno viveu em Sergipe no século XIX. Os restos mortais estavam sepultados no Convento de Nossa Senhora da Piedade em Salvador, na Bahia.

Ele veio para uma Santa Missão entre o ano de 1868 e colaborou com a transformação de povoado para o município. Frei Paulo Antônio de Casanova morreu em 1891 em Salvador e o nome da cidade foi em homenagem ao frade.

A missa de transladação foi celebrada pelo Vigário Episcopal e Pároco da cidade de Itabaiana, Padre Jadson, com o auxílio do Padre André Menezes, Pároco da cidade, além das presenças dos frades capuchinhos da cidade de Salvador – BA. Os restos mortais de Frei Paulo Casa Nova estavam em uma urna mortuária de fibra que foi lacrada no ato do sepultamento.

O prefeito José Arinaldo Filho e a 1ª dama Cácia também estiveram presentes para participar e prestigiar este momento histórico, que com certeza ficará gravado na memória de todos os freipaulistanos.

INFO: Ascom P.M.F.P