Ouvir com webReader

A situação é realmente preocupante sempre que chovem no município de Umbaúba. Com um terreno baixo e sem nenhum planejamento ao logo dos anos de ocupação, o pequeno município de pouco mais de 23 mil habitantes vê as ruas ficarem alagadas cada vez que chove.

Nossa equipe de reportagem na flagrou por várias vezes casos como esse de agua subindo nas calçadas e até água entrando em casas e lojas. O problema é antigo e tem passado de gestão para gestão sem que se faça nada a respeito o que causa a irritação da população sempre que isso acontece e principalmente, mas de forma equivocada com o gestor da vez.

Cobranças como a da conclusão da rede de esgoto na esperança de que isso deixe de acontecer são frequentes, mas precipitadas uma vez que a finalidade real da rede de esgotamento sanitário não condiz com a necessidade dos cidadãos. A água que corre da chuva não se dispersará se houvesse a rede de esgoto como muitos estão cobrando. A rede de esgoto não é feita para captar a água das chuvas mais sim o esgoto domestico.

Para piorar a situação, as ruas asfaltadas retiraram do solo parte do poder de infiltração das águas fazendo com que mais fluidos se acumulem nas superfícies asfálticas. Aliada a isso encontra-se ainda a construção de calçadas irregulares que em determinados locais estão abaixo do níveis determinado como mínimo e na rua de Arauá em especial, o mau uso das bocas de lobo existentes que são entupidas muitas vezes pela própria população.

Paliativos

Para a captação da água da chuva o que deve ser construído são galerias para águas pluviais que é o sistema apropriado. Esse tipo de construção requer muito estudo de solo e de local de recepção da água captada o que torna o projeto um tanto caro.

Enquanto não se constrói um sistema como esse que demoraria tanto quanto o paralisado projeto da rede de esgoto o que se pode fazer de forma preventiva é o aprofundamento das canaletas que seguem a guia das ruas da cidade e que tem como utilidade o escoamento des águas advindas das precipitações climáticas.