Nos dias 11 e 12 de maio, o Centro Cultural de Aracaju receberá o Fórum Sergipano de Cultura Indígena. O evento é realizado pela Associação Nacional de História de Sergipe com o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O Fórum terá palestras, debates e a exibição de documentários sobre a cultura indígena.

A programação será aberta na próxima quinta-feira, dia 11, às 8h, com o credenciamento, e às 9h começam as palestras. A primeira será “Contribuição ao estudo dos índios em Sergipe”, com a participação da pesquisadora e escritora Beatriz Góis Dantas. Em seguida, o líder indígena Apolônio Xokó apresenta “A nação Xocó: Memórias e histórias de um povo indígena de Sergipe”. O fórum prossegue no período da tarde, às 15h, com a exibição do documentário “Índios e missionários no sertão sergipano”, com criação e roteiro da professora Valéria Oliveira (Unit). Logo após a exibição será promovido um debate sobre o filme.

Na sexta-feira a programação será iniciada às 9h com a palestra “Alienação das terras indígenas em Sergipe no século XIX”, apresentada por Pedro Abelardo de Santana (UFAL). Depois acontece a palestra “Imagens sobre os indígenas nos livros didáticos: Possibilidades e desafios” com o palestrante Me. Kléber Rodrigues (SEED/SE). No período da tarde, às 15h, será exibido o documentário “Índios no imaginário sergipano”, com direção dos professores Kléber Rodrigues (SEED/SE) e Diogo Monteiro (Faculdade Pio Décimo), que depois promoverão um debate. “Temos uma dívida enorme com os povos indígenas, especialmente a nação Xocó, em Sergipe, e o fórum busca resgatar alguns temas que o tempo não calou. O povo indígena não tem apenas a luta pela terra como bandeira, e esse debate, que apoiamos, vai mostrar isso”, observa o presidente da Funcaju, Sílvio Santos.

As inscrições para o Fórum Sergipano de Cultura Indígena são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de maio pelo telefone 3214-5387 ou através do email: centro.cultural@aracaju.se.gov.br.