A Polícia Rodoviária Federal iniciou no último sábado, 23, a ”‪#‎DesConecta Trânsito ON, celular OFF”

A campanha tem o objetivo de orientar condutores e pedestres sobre os riscos do uso do celular no trânsito e foi lançada em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em evento realizado no Centro Integrado de Comando e Controle, no Rio de Janeiro.

Dentre as ações da campanha, estão a distribuição de adesivos e a utilização de outdoors e banners para conscientizar usuários das rodovias sobre os perigos da combinação celular/direção.

A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário.

Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

Para a PRF, a campanha tem uma grande importância. “Quando temos, dentre aquelas causas presumíveis pelo policial no momento do atendimento, 40% dos acidentes relacionados à falta de atenção, ai conseguimos dimensionar a necessidade de mudança de comportamento e a necessidade de reforço em campanhas como essa”, explica Diego Brandão, Assessor de Comunicação da PRF.