E acabou o que vinha sendo um dos grandes mistérios políticos de Umbaúba nos últimos tempos. Na noite desta quarta-feira (10) foram votadas as contas administrativas dos anos de 2010, 2011 e 2012, de interesse do ex-prefeito Anderson Fontes Farias, o Professor Anderson do PT. As contas deram entrada na Câmara Municipal de Vereadores ainda no mês de maio, mas foram proteladas e voltaram ao pleno da Casa Legislativa somente na noite de ontem em Sessão Extraordinária.

No oficio enviado a casa pelo TCE/SE, as mesmas vieram rejeitadas sem nenhuma ressalva, o que na pratica significava o fim, ou pelo menos uma pausa na carreira politica do Prof. Anderson que, deixou clara a vontade de ser candidato nas eleições de 2016. Partindo disso, havia uma expectativa enorme sobre qual a decisão da casa legislativa que ficou então com a responsabilidade final de tornar o citado um pretenso futuro candidato ou um homem desprovido do direito de concorrer às politicas por até 08 anos.

Na tentativa anterior de botar em julgamento as contas enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, o citado pediu mais um prazo para preparar a defesa das 10 mil páginas do processo que, segundo ele, foram enviadas de uma vez só, tendo lhe dado apenas 10 dias para sua defesa, tempo esse considerado por ele insuficiente para a ampla defesa.

Com a presença de apenas 08 dos 11 vereadores eleitos onde, diferente da tentativa de votação anterior quando havia 06 (Guto Prado, Pato Maravilha, Celene, Paulinho de Manoel, Silveira da Matinha e Zé Ailton do Imbé) de um lado politico e 05 (Prof. Guadalupe, Jr de Benedito, Renato de Careca, Ricardo e Jr do Conselho) do outro, dessa vez eram 08 do mesmo lado (Guto Prado, Pato Maravilha, Celene, Paulinho de Manoel, Silveira da Matinha, Zé Ailton do Imbé, Prof. Guadalupe, Jr de Benedito) e apenas 03 (Renato de Careca, Ricardo e Jr do Conselho) do outro. Os 08 vereadores era o numero exato para que as contas fossem votadas e consideradas aprovadas ou reprovadas, o que fez com que três deles nem fossem lá.

O resultado da votação apesar de muito aguardada, haja vista sua importância, já era esperado. Pelo numero de 08 a 0, unanimidade dos presentes as contas anuais da prefeitura de Umbaúba dos anos de 2010, 2011 e 2012, de interesse do Sr. Ex-prefeito Anderson Fontes Farias (Prof. Anderson PT 13) foram “Aprovadas”.