Ouvir com webReader

A aluna Tayanne de Jesus Rodrigues, do Colégio Estadual Garcia Filho, em Umbaúba, será um dos três alunos sergipanos a representar o estado na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Além dela, Cristefer Lima Santos, do Colégio de Aplicação, e Moabe Alves dos Santos, do Instituto Federal de Educação, irão representar Sergipe no evento que acontece de 04 a 07 de junho em Gramado/RS.

Atendendo a um chamado do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) mobilizou e selecionou os alunos do ensino médio da rede pública. A seleção foi feita em duas etapas. Na primeira, as escolas indicavam até três alunos, cada um representando uma categoria (masculino, feminino e diversidades).

Tayanne de Jesus Rodrigues Foto: Ascom/Seed
Tayanne de Jesus Rodrigues/Foto: Ascom/Seed

Na segunda etapa, os indicados pelas escolas produziram uma redação com o tema “O ensino médio que queremos”. A correção foi feita por professores de Língua Portuguesa e o aluno com maior nota em cada uma das três categorias foi selecionado para participar do projeto.

Segundo a técnica do Departamento de Educação Seed, Ana Débora, os alunos selecionados terão uma oportunidade ímpar. “Eles vão interagir com representantes de outros estados, dialogar e debater diversos temas e vão assistir a palestras. Enfim, terão uma vivência bem participativa durante os quarto dias de evento”, ressaltou.

Ainda de acordo com a técnica, o MEC custeará todas as despesas relativas à viagem dos estudantes e do representante da Seed. Ela destaca, também, o caráter formativo do projeto. “É uma iniciativa destinada apenas a alunos de escola pública e tem um papel bem formativo, pois através dele se trabalha diversos aspectos da formação de um jovem, como a solidariedade, a ética, a cooperação, a idéia de que eles são agentes transformadores da sociedade, dentre outros”, destacou Ana Débora.

Segundo Ana Débora, apenas um estudante de cada estado viajará a Buenos Aires para a etapa final do programa.

Expectativas

Inscrita no “último segundo do segundo tempo”, segundo revelou Ana Débora, a aluna Tayanne parece ter o perfil ideal para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul. “Me inscrevi porque gosto de falar sobre temas da atualidade, debater e dar minha opinião na escola e fora dela, gosto de representar minha escola, de ler e de escrever”, observou.

Para Tayanne, ser selecionada para representar Sergipe na etapa nacional foi uma vitória. Mas ela já vislumbra a possibilidade de representar o país no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá em Bueno Aires, ainda sem data definida.

“Sem dúvidas esta será uma ótima oportunidade para o meu crescimento pessoal. Espero ter um bom desempenho, representar bem o meu Estado e ser selecionada para etapa final em Buenos Aires”, projeta a aluna.

Orgulho

Maurice de Jesus Ramos Rodrigues, mãe da estudante, é um misto de felicidade e preocupação. A felicidade, claro, pela conquista da filha. Já a preocupação, segundo ela, se dá por nunca ter ficado tanto tempo distante da menina. “Tayanne é uma filha muito especial. Muito estudiosa e dedicada. Incentivo muito seus estudos e quero que ela vá em frente. Estou feliz e orgulhosa e ao mesmo tempo preocupada porque nunca ficamos tanto tempo separadas. Mas sei que ela vai fazer um bom trabalho e estarei aqui torcendo para que ela se destaque e seja selecionada para ir à Argentina”, torce a mãe.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma ação que promove a participação dos estudantes de ensino médio público dos países do Mercosul, servindo como espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude.

 

O MEC é responsável pela seleção nacional dos estudantes que irão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul; para tanto conta com a colaboração das Secretarias Estaduais de Educação e a do Distrito Federal para a realização dessa seleção em âmbito estadual. Neste sentido, solicitamos que as Secretarias de Educação encaminhem às escolas públicas de ensino médio informações e orientações para a realização do processo seletivo.

INFO: SEED