Nesse domingo, 15, uma adutora localizada em Poço Redondo, rompeu e prejudicou o abastecimento de Monte Alegre e das zonas rurais de Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória, além da própria cidade onde a adutora fica localizada. Porém, de acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ela foi consertada no mesmo dia.

as localidades de Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão e Carira tiveram seu fornecimento descontinuado por causa do rompimento. A partir da madrugada dessa segunda, 16, a água começou a voltar gradativamente e ainda hoje deve estar regularizada.

A Deso ainda não consegue mensurar a quantidade de água perdida durante o rompimento. Na foto, é possível perceber que ela chegou a jorrar.

Ainda segundo a Deso, acredita-se que as causas do rompimento foram naturais. Um dos fatores pode ter sido a pressão da água. A Companhia também destaca que o fato não causou acidentes.

Rede Deso

Não é difícil ver que o serviço de distribuição de água prestado pela rede da Deso esta em estado precário. em alguns dos municípios citados como Frei Paulo por exemplo, a água chega as torneiras apenas de 1 a 2 dias na semana o que neste período de seca dificulta ainda mais o abastecimento humano que tem de ser suplantado por carros pipas.